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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40604

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Rosana Maria da-
dc.date.accessioned2021-07-22T13:19:53Z-
dc.date.available2021-07-22T13:19:53Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Rosana Maria da. Residência pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40604-
dc.descriptionFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V.pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Residência Pedagógica, por meio de suas atividades, proporciona ao residente acompanhar a rotina do preceptor observando seu trabalho com relação ao uso de recursos, tal acompanhamento pode promover situações que interfiram no sistema de recursos do residente aproximando-o ou distanciando-se do sistema de recursos do preceptor. Para identificar as aproximações e distanciamentos entre a documentação do preceptor e a do residente iremos traçar a trajetória documental dos sujeitos, identificando os recursos, suas evoluções e origens. Em seguida, iremos identificar os recursos, suas articulações e organizações em um sistema e os esquemas de utilização de cada sujeito compondo seu trabalho documental relativo a um conteúdo matemático e por fim, estabelecer comparações entre o trabalho documental do preceptor e do residente. Nossa construção teórica está pautada nos esquemas segundo Gérard Vergnaud, na Abordagem Instrumental proposta por Pierre Rabardel, na Abordagem Documental do Didático de Gislaine Gueudet e Luc Trouche e na trajetória documental desenvolvida por Katiane Rocha. Utilizamos a Metodologia de Investigação Reflexiva na qual propomos 7 etapas tendo como base o estudo sobre a trajetória documental, o trabalho documental relativo a um conteúdo e as comparações entre as documentações dos participantes. A escola-campo foi da rede federal e os participantes foram do subprojeto do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal. Diante dos dados analisados, identificamos no estudo sobre a trajetória documental que há semelhanças entre os sistemas de recursos dos participantes, mas que as trajetórias se diferenciam em seus eventos. Ao analisar os recursos e seus respectivos esquemas de utilização observamos que há um distanciamento entre o trabalho documental do preceptor e o do residente. Esses distanciamentos nos fazem considerar que apesar da colaboração e da imersão promovida pelo PRP, cada um constitui sua documentação de forma individual.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Licenciatura – Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação - Pedagogiapt_BR
dc.subjectMatemática- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleResidência pedagógica : aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0121039435727895pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/472770848105041pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe Pedagogical Residency Program, through their activities, allows the resident to follow the preceptor's routine, observing his work concerning the use of resources, such monitoring can promote situations that interfere with the resident's resource system by approaching or distancing him from the preceptor's resource system. To identify the approximations and distances between the preceptor's documentation and the resident's, we will trace the subjects' documentary trajectory, identifying the resources, their evolution and origins. Next, we’ll identify the resources, their articulations and organizations in a system and the usage schemes of each subject composing their documentary work related to mathematical content and finally, to establish comparisons between the documental work of the preceptor and the resident. Our theoretical construction is guided by the schemes according to Gérard Vergnaud, in the Instrumental Approach proposed by Pierre Rabardel, in the Documentation Approach to Didactics of Gislaine Gueudet and Luc Trouche and the documentational trajectory developed by Katiane Rocha. We use the Reflective Investigation Methodology in which we propose 7 steps based on the study of the documentary trajectory, the documentary work related to content and the comparisons among the subjects' documentation. The field school belonged to the Federal Network and the participants were from the subproject of the degree course in mathematics at a Federal University. Given the data analyzed, we identified in the study on the documentary trajectory that there are similarities between the participants' resource systems, but that the trajectories differ in their events. When analyzing the resources and their respective usage schemes, we observed that there is a gap between the documental work of the preceptor and the resident. These distances make us consider that despite the collaboration and immersion promoted by the PR individually.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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