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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, André Marques-
dc.contributor.authorSANTOS, Gilson Ferreira dos-
dc.date.accessioned2021-07-21T23:04:56Z-
dc.date.available2021-07-21T23:04:56Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilson Ferreira dos. Análise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundial. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40598-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo geral analisar as pos- sibilidades de crescimento da indústria têxtil brasileira a partir da prospecção tecnoló- gica do setor têxtil mundial. Em âmbito específico, identificar os concorrentes no mer- cado internacional e ameaças no mercado interno; prospectar os principais desenvol- vedores de tecnologias para o setor têxtil e os novos materiais e tecnologias entrantes no mercado; e determinar o posicionamento da indústria têxtil do Brasil e suas pers- pectivas futuras. Os resultados obtidos demonstram quais são os países que se des- tacam como desenvolvedores de tecnologia e novos materiais para o setor. As ame- aças identificadas foram: o aumento das importações de produtos têxteis acabados; alterações das preferências em consumo de têxteis; estagnação e uma retração nas patentes no Brasil; também o aumento do déficit comercial. Completa esse contexto, quanto à inovação, o fato do Brasil ficar muito distante dos países líderes no cenário mundial. Quanto à construção de marca não se verificou a influência de setores como jeanswear, homewear e moda praia, destaques no mercado internacional, refletida em números relativos as exportações pelo reconhecimento de algumas marcas brasilei- ras. Quanto as demais dimensões, flexibilidade e alto padrão de qualidade, são aque- les que têm ainda feito a diferença para manter a sua liderança no mercado interno. Também não há indicação de promoção de marca para o mercado internacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectIndústria têxtilpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.titleAnálise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4351710705413690pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146312479579570pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxThis is an exploratory research, whose general objective was to analyze the growth possibilities of the Brazilian textile industry from the technological prospection of the global textile sector. Specifically, to identify competitors in the international market and threats in the domestic market; prospect the main technology developers for the textile sector and new materials and technologies entering the market; and determine the positioning of the Brazilian textile industry and its future prospects. The results ob- tained demonstrate which countries stand out as developers of technology and new materials for the sector. The threats identified were: increased imports of finished tex- tile products; changes in textile consumption preferences; stagnation and a retraction in patents in Brazil; also the increase in the trade deficit. Completing this context, re- garding innovation, the fact that Brazil is very distant from the leading countries on the world stage. As for the brand construction, there was no influence of sectors such as jeanswear, homewear and beachwear, which are highlights in the international market, reflected in numbers related to exports due to the recognition of some Brazilian brands. As for the other dimensions, flexibility and high standard of quality, they are the ones that have still made a difference to maintain their leadership in the domestic market. There is also no indication of brand promotion for the international market.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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