Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40585

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Islayne Barbosa de Sá-
dc.date.accessioned2021-07-21T10:37:18Z-
dc.date.available2021-07-21T10:37:18Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Islayne Barbosa de Sá. Programa Criança Alfabetizada: concepções teóricas e orientações metodológicas para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40585-
dc.description.abstractA presente pesquisa inscreve-se no campo de estudos sobre programas de alfabetização e aborda, especificamente, o Programa Criança Alfabetizada, implementado no estado de Pernambuco no ano de 2019, buscando auxiliar o processo de alfabetização de crianças e reverter o cenário atual, que revela índices ainda insatisfatórios quanto à aprendizagem da leitura e da escrita. Nesse sentido, objetivamos investigar as concepções teóricas e as orientações metodológicas para a alfabetização de crianças presentes no Programa Criança Alfabetizada. Esta pesquisa configura-se em uma investigação de abordagem qualitativa de caráter documental, desenvolvida por meio da análise dos materiais complementares distribuídos às turmas de alfabetização no âmbito desse Programa. O exame do material, que foi analisado por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), evidenciou que a sua proposta pedagógica está fundamentada em uma perspectiva construtivista, conciliando contribuições de diferentes áreas do conhecimento (psicogênese da escrita, consciência fonológica e o letramento). Nesse sentido, como fruto de um processo complexo de compreensão e apropriação de um sistema, a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe, de acordo com as concepções teóricas e metodológicas do material complementar, práticas de ensino pautadas na reflexão acerca do funcionamento do sistema alfabético e de suas relações com as partes sonoras das palavras, articuladas a práticas de letramento. Desse modo, aprender a ler e a escrever, para o material complementar, deve ocorrer em um processo simultâneo de alfabetizar e letrar. Os dados evidenciaram, também, que outras perspectivas ideológicas e epistemológicas integram outros eixos dessa política educacional: concepção gerencialista, visível nos eixos estratégicos e nas instituições parceiras (Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum) e a concepção de escrita como código presente na avaliação de fluência em leitura, promovida pelo Programa. Essas perspectivas, que não estão presentes nos materiais complementares, confrontam-se diretamente com a perspectiva teórica assumida neles. A presença dessas concepções dissonantes pôde ser explicada pelo contexto de produção dos materiais complementares, que revelou a esfera de pertencimento original desse conjunto de livros: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Assim, os materiais que, hoje, integram o Programa Criança Alfabetizada foram estruturados e construídos a partir dos fundamentos e princípios de outro programa para a alfabetização inicial, o Pnaic.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização – Pernambucopt_BR
dc.subjectProgramas de alfabetização – Pernambucopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectPesquisa – Metodologiapt_BR
dc.subjectProva documental – Pernambucopt_BR
dc.titlePrograma Criança Alfabetizada : concepções teóricas e orientações metodológicas para o ensino/aprendizagem da leitura e da escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8098249351695164pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research is part of the field of studies on literacy programs and specifically addresses the Child Literacy Program, implemented in the state of Pernambuco in 2019, seeking to assist the process of children's literacy and reverse the current scenario, which reveals indices still unsatisfactory in terms of learning to read and write. In this sense, we aim to investigate the theoretical concepts and methodological guidelines for the literacy of children present in the Child Literate Program. This research is configured in an investigation of qualitative approach of documentary character, developed through the analysis of the complementary materials distributed to the literacy classes within the scope of this Program. Examination of the material, which was analyzed using the content analysis technique (BARDIN, 2016), showed that its pedagogical proposal is based on a constructivist perspective, reconciling contributions from different areas of knowledge (writing psychogenesis, phonological awareness and literacy). In this sense, as a result of a complex process of understanding and appropriating a system, learning to read and write presupposes, according to the theoretical and methodological conceptions of the complementary material, teaching practices based on the reflection on the functioning of the alphabetical system and its relations with the sound parts of words, linked to literacy practices. Thus, learning to read and write, for the complementary material, must occur in a simultaneous process of literacy and literacy. The data also evidenced that other ideological and epistemological perspectives integrate other axes of this educational policy: managerialist conception, visible in the strategic axes and in the partner institutions (Lemann Foundation, Natura Institute and Bem Comum Association) and the conception of writing as a code present in assessment of fluency in reading, promoted by the Program. These perspectives, which are not present in the complementary materials, are directly confronted with the theoretical perspective assumed in them. The presence of these dissonant conceptions could be explained by the context of production of complementary materials, which revealed the original sphere of belonging of this set of books: the National Pact for Literacy in the Right Age (Pnaic). Thus, the materials that are part of the Child Literacy Program today were structured and constructed based on the foundations and principles of another program for initial literacy, Pnaic.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Islayne Barbosa de Sá Gonçalves.pdf6,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons