Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40534

Compartilhe esta página

Título: O espaço público urbano da Praça da Independência : uma caracterização a partir do contexto urbanístico e das dinâmicas cotidianas de interação social
Autor(es): QUEIROZ, Maria Eduarda Albuquerque
Palavras-chave: Espaço público urbano; Interação social; Cotidiano
Data do documento: 5-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: QUEIROZ, Maria Eduarda Albuquerque. O espaço público urbano da Praça da Independência: uma caracterização a partir do contexto urbanístico e das dinâmicas cotidianas de interação social. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho parte do pressuposto de que existe um distanciamento entre o conceito de espaço público urbano e sua realidade cotidiana, nas cidades contemporâneas brasileiras, cuja manutenção contribui para uma visão distorcida desses espaços. O conceito de espaço público urbano é, muitas vezes, associado à experiência da metrópole moderna ocidental dos séculos XIX e XX, modelo de cidade eminentemente europeu, com expoente na reforma Haussmaniana de Paris. O modelo referencial de cidade moderna ocidental, atrelado ao distanciamento das classes média e alta do espaço público urbano, enfatizam a visão de esvaziamento e culminam na “invisibilização” das pessoas que usam esses espaços. A fim de refutar esta visão distanciada do espaço público urbano, pretende-se abordá-lo através de uma visão antropológica da cidade, ao deslocar, tomando emprestada a ideia de Agier (2011), o ponto de vista do objeto para os sujeitos e descentrar a problemática da questão “o que é a cidade?” para a questão “o que faz a cidade?”. Desta forma, a interação social foi escolhida como categoria para abordar as pessoas que fazem o espaço público urbano. Assim, pretende-se uma aproximação do fazer cotidiano da Praça da Independência, localizada no bairro de Santo Antônio, Recife-PE, com o objetivo de caracterizar o espaço público urbano contemporâneo da praça a partir do seu contexto urbanístico e das suas dinâmicas cotidianas de interação social. Através das análises feitas, buscou-se contribuir com a discussão teórica e empírica sobre a realidade cotidiana do espaço público urbano brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40534
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Albuquerque Queiroz.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons