Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40533

Compartilhe esta página

Título: Por um tratado da relevância jornalística
Autor(es): FEITOZA, Liliane do Nascimento Santos
Palavras-chave: Comunicação; Relevância jornalística; Valores-notícia; Acontecimento jornalístico; Teoria do jornalismo
Data do documento: 5-Mai-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FEITOZA, Liliane do Nascimento Santos. Por um tratado da relevância jornalística. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A prática jornalística é marcada pela necessidade de selecionar acontecimentos. Tal necessidade decorre não só das limitações espaciais, de pessoal e de recursos, mas principalmente da compreensão prévia de que nem tudo o que ocorre no mundo é adequado ao jornalismo. Para julgar a adequação, foram desenvolvidas ferramentas e técnicas, como os valores-notícia, que são eficazes no auxílio ao profissional que precisa selecionar com rapidez, precisão e flexibilidade os acontecimentos jornalísticos. Apesar dessa eficácia, falta às ferramentas e técnicas de seleção uma reflexão que as conecte ao jornalismo e às teorias do jornalismo, enquanto instituição social e área de conhecimento, bem como à densidade conceitual encontrada em outras áreas, das quais o jornalismo pode se beneficiar. Esta tese deseja contribuir para reduzir essa ausência através do desenvolvimento de um conceito de relevância jornalística, formulado em torno da natureza e da função desses processos de seleção. A formulação desse saber foi orientada por conhecimentos filosóficos, especificamente a pedagogia dos conceitos de Deleuze e Guattari, que descreve as condições de criação e de singularidade dos conceitos. Essa pedagogia direcionou o trabalho a buscar saberes prévios, que respondem parcialmente à questão do que é relevância jornalística, e para conectá-los através de um estatuto do conceito. Os saberes prévios, em questão, foram encontrados na própria tradição jornalística de selecionar acontecimentos e em duas teorias de estudo da relevância, uma de orientação linguística, produzida por Dan Sperber e Dierdre Wilson e outra com direcionamento sociológico, produzida por Alfred Schutz, literaturas aproximadas também pelo filósofo Jan Strassheim. Como resultado, o conceito de relevância jornalística se apresenta como um sistema de avaliação da adequação dos acontecimentos ao público, cuja natureza é a mesma de outros procedimentos de avaliação de relevância, mas a função é específica ao jornalismo. A dimensão normativa permite desempenhar função crítica; vincular a seleção dos acontecimentos à percepção do jornalismo como uma instituição; afastar a seleção dos acontecimentos jornalísticos de características limitadas aos fatos; relativizar o ato seletivo sem comprometer análises concretas; e externalizar a percepção dos processos. Além do conceito, a tese apresenta ainda a subdivisão da relevância jornalística especializada em três dimensões: as relevâncias jornalísticas impositiva, tradicional e afirmativa, que em conjunto atendem a compromissos e tarefas assumidas pelo jornalismo, sem desconsiderar a natureza dos processos cognitivos e sociais que impactam na atribuição de valor realizada por qualquer sujeito.
Descrição: FEITOZA, Liliane do Nascimento Santos também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Liliane do Nascimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40533
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Liliane do Nascimento Santos Feitoza.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons