Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40457

Comparte esta pagina

Título : Composição química e bioatividade do óleo essencial de folhas de Croton pulegiodorus Baill. sobre as espécies Sitophilus zeamais (Motschulsky, 1885) e Nasutitermes corniger (Motschulsky, 1855)
Autor : SANTOS, Patryck Érmerson Monteiro dos
Palabras clave : Controle de pragas; Controle de insetos; Inseticidas
Fecha de publicación : 10-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Patryck Érmerson Monteiro dos. Composição química e bioatividade do óleo essencial de folhas de Croton pulegiodorus Baill. sobre as espécies Sitophilus zeamais (Motschulsky, 1885) e Nasutitermes corniger (Motschulsky, 1855). 2021. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Sitophilus zeamais e Nasutitermes corniger são insetos-praga que causam prejuízos econômicos. Esse trabalho determinou a composição química e a toxicidade do óleo essencial de folhas de Croton pulegiodorus sobre esses insetos-praga. O óleo foi obtido por hidrodestilação e a identificação e quantificação dos constituintes foi realizada cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). O óleo foi investigado quanto ao efeito na sobrevivência, alimentação e parâmetros nutricionais de insetos adultos de S. zeamais. A ação inseticida do óleo de C. pulegiodorus também foi avaliada contra soldados e operários de N. corniger usando os testes de fumigação e de contato. Os principais compostos identificados no óleo foram borneol (20,03%), eucaliptol (16,71%), sabineno (9,06%), cânfora (7,34%), ascaridol (6,07%), ρ-cimeno (5,24%), terpinen-4-ol (5,18%), linalol (4,53%), α-humuleno (4,31%) e o-cimeno (4,21%). O óleo foi inseticida contra S. zeamais por ingestão sendo a concentração letal para matar 50% dos insetos (CL50) após 15 dias de 24,2 µL/g de farinha de trigo. O óleo também apresentou efeito deterrente e causou alterações na taxa de ganho relativo de biomassa, taxa de consumo relativo e na eficiência de conversão de alimento de S. zeamais. Análise da atividade de enzimas digestivas revelou que o óleo estimulou as atividades xilanase, endoglucanase, exoglucanase, amilase e causou diminuição na atividade da tripsina do inseto. Atividade inseticida também foi detectada contra as duas castas de N. corniger. No ensaio de fumigação, a CL50 determinada em 24 h para soldados e operários foi 28,71 e 81,67 µL/50 mL de ar após 24 h, respectivamente. No ensaio de toxicidade por contato, o óleo nos volumes de 0,5 e 0,2 µL causou a morte dos operários e soldados após 0,5 e 2,1 min, respectivamente. O óleo essencial quando em contato com o inseto causou alterações no comportamento individual de operários como aumento no número de autolimpezas e de tombamentos, quando comparados com o controle. O estudo revelou que o óleo essencial de folhas de C. pulegiodorus tem potencial uso inseticida quando ingerido por S. zeamais por interferir no processo de digestão e quando inalado por ou em contato com N. corniger, por agir nos sistemas nervoso e respiratório do inseto.
Descripción : SANTOS, Patryck Érmerson Monteiro dos, também é conhecido em citações bibliográficas por: MONTEIRO-SANTOS, Patryck Érmerson
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40457
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Patryck Érmerson Monteiro dos Santos.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons