Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4044
Título: Educação e literatura: a contribuição de Jorge Larrosa para uma redefinição da linguagem pedagógica a partir da literatura
Autor(es): Giselle Morais do Vale Cestari, Fernanda
Palavras-chave: Formação; Experiência; Linguagem; Literatura; Jorge Larrosa
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Giselle Morais do Vale Cestari, Fernanda; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação e literatura: a contribuição de Jorge Larrosa para uma redefinição da linguagem pedagógica a partir da literatura. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o pensamento pedagógico do filósofo e educador espanhol Jorge Larrosa que visa analisar a aproximação entre educação e literatura para propor uma redefinição da linguagem pedagógica. Neste apresentamos questionamentos relacionados aos esgotamentos dos discursos mais efetivos no campo educacional e partimos para visualizar a proposta de Larrosa tomando como base o saber literário. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa teórica analisando a literatura pedagógica publicada pelo autor e apontando contribuições filosóficas dos autores com quem mantém diálogo ao longo do texto, em específico as orientações que apreende de Nietzsche para pensar a formação. Esta dissertação está dividida em quatro capítulos. No primeiro, discutimos as questões sobre a modernidade e a crise dos discursos emancipatórios modernos e definimos como Larrosa parte deste momento de ruptura para estabelecer uma crítica educacional e, ao mesmo tempo, apresentar uma proposição formativa. Ainda discutimos questões sobre a linguagem, linguagem literária, literatura e formação. Em seguida, nos dedicamos à análise da obra de Larrosa, abordando na segunda parte a relação de temas educativos com a filosofia de Nietzsche; depois debatemos o caráter da linguagem e a concepção apresentada por Larrosa para, por fim, discutir a inter-relação entre literatura, experiência e formação. Enfim, discutimos em que sentido podemos falar da redefinição da linguagem e da pedagogia partindo das contribuições de Jorge Larrosa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4044
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo229_1.pdf448,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.