Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40412

Compartilhe esta página

Título: Governança de um Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação na geração de capital social : o olhar do Conselho de Administração do Porto Digital
Autor(es): MELO, Ederson Rodrigues de
Palavras-chave: Arranjo corporativo; Governança corporativa; Porto Digital Recife
Data do documento: 17-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Ederson Rodrigues de. Governança de um Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação na geração de capital social: o olhar do Conselho de Administração do Porto Digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente estudo visa analisar a governança de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação, Comunicação e Economia Criativa, tratada sob a lente da Teoria do Capital Social. Aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos ganham força nessa análise mediante a participação e cooperação de atores sociais integrantes de uma estrutura de governança híbrida que envolve agentes públicos, privados e paraestatais. A lógica fica evidente após a Constituição Federal de 1988 promover a descentralização do poder da União com respeito ao desenvolvimento regional, em que se atribui aos estados e municípios maior autonomia na gestão de suas políticas públicas e aproximação dos atores envolvidos na realização de tais ações institucionais. A governança do Parque Tecnológico do Porto Digital em Pernambuco exercida pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) expressa sua participação no desenvolvimento do cluster da Tecnologia da Informação, Comunicação e Economia Criativa do Estado de Pernambuco, sobretudo, em relação às articulações entre os membros do Conselho de Administração do NGPG no que tange ao compartilhamento e disseminação do capital social. O intercâmbio de conhecimento possibilita a formação de redes de cooperação e confiança entre os membros do Conselho de Administração, sob a égide da abordagem do Capital Social proposta por Lin (2004). O capital social é acessado e mobilizado no âmbito do Conselho de Administração do NGPD por intermédio de seus membros, cujos vínculos se validam por alças sociais de laços fortes. Os retornos oriundos do capital social são gerados por meio de ações instrumentais se revelam mais recorrentes que suas ações expressivas, pautadas pela qualidade nas interações em meio ao capital social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40412
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ederson Rodrigues de Melo.pdf905,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons