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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404

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Título: Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
Autor(es): PEREIRA, Cândido de Souza
Palavras-chave: Ciência Política; Mortalidade – Estatística; Mortes no trânsito; Acidentes de trânsito; Motoristas embriagados – Características das vítimas
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Cândido de Souza. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018): análise de risco, no espaço e tempo. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O principal objetivo da dissertação é analisar a distribuição longitudinal e espacial da mortalidade por Acidente de Transporte Terrestre – ATT em Pernambuco (1996-2018). Em específico, objetiva-se: estimar a quantidade esperada de óbitos por ATT até 2020; prever se os estados do Nordeste brasileiro alcançarão a meta do ODS 3.6, que consiste na redução de 50% das mortes por acidentes de trânsito até 2020; e traçar o perfil das vítimas. A metodologia é composta por análise exploratória e descritiva de dados, modelos de séries temporais (ARIMA e suavização exponencial) e análise de correlação espacial. A base de dados secundários é oriunda das seguintes fontes: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os principais resultados indicam que: (1) Pernambuco perderá 2.920 vidas no trânsito entre 2019 e 2020; (2) existe uma pequena autocorrelação espacial para a mortalidade por ATT (I de Moran Global = 0,113, p-valor 0,05); (3) nenhum estado do Nordeste brasileiro alcançará a meta do ODS 3.6; e (4) o perfil principal das vítimas por ATT caracteriza-se por homem, de 20 a 40 anos, com o meio de locomoção de motocicleta. Este trabalho servirá como diagnóstico sobre os ATT e a mortalidade no trânsito pernambucano e como insumo para os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404
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