Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4039
Title: Educação para cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública
Authors: de Assis Ribeiro Cavalcanti, Francisco
Keywords: Educação;Cidadania;Política
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Assis Ribeiro Cavalcanti, Francisco; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação para cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Neste estudo, que tem por tema a educação para a cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública, apresentamos nossa inquietação diante da problemát ica do requisito de uma educação para cidadania e para a identidade coletiva ainda que tal proposição seja eivada por paradigmas que, na maioria das vezes são escusos a quem os pronuncia. No primei ro capítulo procuramos delimitar o conceito de cidadania nas diversas culturas e tempos, dando ênfase á ruptura ent re aquilo que cidadania deveria ser e a manei ra como ela é tomada hodiernamente. Nessa empreitada, trouxemos a baila o referencial de pensadores como a Hannah Arendt, o Richard Sennett e o Jürgen Habermas que apontam para o declínio da própria esfera na qual a cidadania deveria se desenvolver. No segundo capítulo, fazemos uma anál ise das propostas de educação para a cidadania perpassando pelos seus problemas e cont ribuições na formação de uma identidade cidadã, inclusive discutindo a questão da inclusão do ensino de filosofia e sociologia na educação básica sob o imperativo da LDB (lei de diret rizes e bases da Educação) do fornecimento de um conteúdo necessário para a prát ica da cidadania em um país que ainda não é de todos . No terceiro e últ imo capítulo apresentamos a complexidade da proposição de uma educação para cidadania em um mundo marcado pelo subjetivismo egocêntrico, no qual proliferam o racismo, o sexismo, o clientelismo e o pat rimonialismo, ouvindo alunos de duas escolas da Rede Privada da cidade do Reci fe
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4039
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo228_1.pdf816.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.