Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4039
Título: Educação para cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública
Autor(es): de Assis Ribeiro Cavalcanti, Francisco
Palavras-chave: Educação; Cidadania; Política
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Assis Ribeiro Cavalcanti, Francisco; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação para cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Neste estudo, que tem por tema a educação para a cidadania em tempos de esgarçamento da esfera pública, apresentamos nossa inquietação diante da problemát ica do requisito de uma educação para cidadania e para a identidade coletiva ainda que tal proposição seja eivada por paradigmas que, na maioria das vezes são escusos a quem os pronuncia. No primei ro capítulo procuramos delimitar o conceito de cidadania nas diversas culturas e tempos, dando ênfase á ruptura ent re aquilo que cidadania deveria ser e a manei ra como ela é tomada hodiernamente. Nessa empreitada, trouxemos a baila o referencial de pensadores como a Hannah Arendt, o Richard Sennett e o Jürgen Habermas que apontam para o declínio da própria esfera na qual a cidadania deveria se desenvolver. No segundo capítulo, fazemos uma anál ise das propostas de educação para a cidadania perpassando pelos seus problemas e cont ribuições na formação de uma identidade cidadã, inclusive discutindo a questão da inclusão do ensino de filosofia e sociologia na educação básica sob o imperativo da LDB (lei de diret rizes e bases da Educação) do fornecimento de um conteúdo necessário para a prát ica da cidadania em um país que ainda não é de todos . No terceiro e últ imo capítulo apresentamos a complexidade da proposição de uma educação para cidadania em um mundo marcado pelo subjetivismo egocêntrico, no qual proliferam o racismo, o sexismo, o clientelismo e o pat rimonialismo, ouvindo alunos de duas escolas da Rede Privada da cidade do Reci fe
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4039
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo228_1.pdf816,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.