Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40373

Share on

Title: Avaliação da atividade radioprotetora de novos derivados tiazolidínicos
Authors: SILVA, Raquel Vasconcelos da
Keywords: Radioterapia; Câncer; Citocinas
Issue Date: 25-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Raquel Vasconcelos da. Avaliação da atividade radioprotetora de novos derivados tiazolidínicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O câncer é uma patologia multifatorial e de alta incidência no Brasil e no mundo, configurando-se como um grave problema de saúde pública, tornando-se indispensável a busca pelo desenvolvimento e aprimoramento de métodos terapêuticos para tentar reverter este cenário. A radioterapia (RT) é um método capaz de destruir células neoplásicas localmente, através de deposição de energia das radiações ionizantes. No entanto, pacientes submetidos à RT podem apresentar efeitos adversos, tais como: radiodermites, mucosite e xerostomia. Portanto, a busca por drogas que atuem como radioprotetoras e/ou mitigadoras de tais efeitos é importante para a promoção da qualidade de vida para os pacientes submetidos a tal procedimento. Os derivados tiazolídinicos vêm sendo amplamente estudados quanto às suas diferentes propriedades, podendo ser estas antibacterianas, hipoglicemiantes, anticancerígenas, entre outras. Assim, esse estudo visou avaliar a atividade radioprotetora de novos derivados tiazolidínicos hibridizados com grupamentos análogos aos agentes radioprotetores já existentes, como a amifostina. Através da coleta do sangue periférico de voluntários saudáveis, foi possível avaliar a citotoxicidade dos novos derivados tiazolidínicos, JB10, JB16, JB17, J18, JB19, JB23, JB24 e o JB25, nas concentrações de 10uM, 50uM e 100uM. A quantificação de citocinas séricas do perfil inflamatório, diante do tratamento das células irradiadas e não irradiadas com os compostos, foi realizada através de citometria de fluxo, através do método de CBA. A avaliação de geração de espécies reativas de oxigênio (ROS) foi realizada utilizando a técnica de citometria de fluxo, tendo como indicador o superóxido dihidroetídio (DHE), após 48 horas de tratamento com os compostos e 24 horas após a exposição à radiação ionizante. No ensaio de citotoxicidade, todos os compostos em todas as suas concentrações obtiveram viabilidade ≥90%. Dentre os compostos avaliados, o JB18 demonstrou um papel diferenciado na imunomodulação, reduzindo os níveis das citocinas IL-6, IL-10, TNF e IL-12p70 nas amostras irradiadas. Na avaliação de espécies reativas de oxigênio, os compostos JB18 e JB19 demonstraram resultados significativos, na redução da produção de ROS, principalmente nas amostras irradiadas. Na análise por docking molecular, os resultados do JB18 mostraram-se bastante consistentes com os resultados de outros agonistas parciais da PPARγ, destacando a interação com os resíduos CYS285, ILE281, LEU330. Diante dos parâmetros biológicos investigados, o JB18 apresentou resultados mais eficazes em comparação aos outros compostos, reduzindo os níveis de espécies reativas de oxigênio e modulação das citocinas inflamatórias.
Description: FREIRE, Mariana Brayner Cavalcanti também é conhecida em citações bibliográficas por: BRAYNER CAVALCANTI, Mariana; CAVALCANTI, Mariana Brayner; BEZERRA, Mariana Brayner Cavalcanti Freire. PITTA, Marina Galdino da Rocha também é conhecida em citações bibliográficas por: GALDINO-PITTA, Marina; ROCHA PITTA, Marina Galdino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40373
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Raquel Vasconcelos da Silva.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons