Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40342

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de índice de perdas em pequenos municípios do Brasil.
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Sidrack Felipe da
Palavras-chave: Abastecimento de água - Brasil; Benchmarking (Administração) - Brasil; Água - Desperdício - Brasil; Desempenho - Avaliação; Planejamento regional - Brasil; Pesquisa sobre municípios - Brasil
Data do documento: 22-Jul-2015
Citação: SILVA JÚNIOR, Sidrack Felipe da.Avaliação de índice de perdas em pequenos municípios do Brasil. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O Brasil é um país com regime pluviométrico diversificado, normalmente, enquanto estados das Regiões Sul e Sudeste sofrem com as consequências das chuvas, grande parte do Nordeste sofre com a escassez hídrica. Mas, ultimamente, é sabido que todo o Brasil vem sofrendo com a falta de água, o que mostra claramente a importância de um controle mais eficiente da água e também a necessidade de novos investimentos em sistema de gerenciamento voltados para o desperdício de água. É necessário que os prestadores de serviço de abastecimento de água tenham um mínimo de eficiência operacional no que diz respeito ao controle de perdas de água. A avaliação dos indicadores de desempenho é uma das melhores alternativas para os prestadores de serviço de abastecimento de água, pois apresentam informações que podem ser utilizadas pelos gestores para auxiliar na solução de problemas. O objetivo desse estudo foi avaliar e classificar os pequenos municípios do país, divididos por região, quanto à eficiência dos serviços de abastecimento de água, com base em quatro indicadores de desempenho definidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), relacionados às perdas de água. A análise foi feita com dados de cinco anos consecutivos, período de 2009 a 2013, de 1.229 cidades de todo o país,cuja população é de até cinco mil habitantes. Verificou-se que 527 municípios apresentaram dados válidos, dos quais 55 foram classificados no Grupo 1- Benchmarking. Observou-se que as regiões Norte e Nordeste obtiveram os piores resultados, o que se traduziu na pequena quantidade de municípios enquadrados no grupo Benchmarking. Na região Centro-Oeste, dos 84 municípios com dados válidos, 4 se enquadraram no grupo de melhor resultado, ou seja, praticamente 5% dos municípios estão entre os melhores do país. Dos 100 municípios com dados válidos da região Sudeste, 20 municípios se enquadraram no grupo de melhor resultado, mas destaca-seque nem o estado do Rio de Janeiro nem o de São Paulo contribuíram para este estudo, pois não apresentavam dados suficientes. Na região Sulo resultado foi similar, dos 199 municípios com dados válidos, 29 obtiveram melhores resultados. Apesar do desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, os resultados mostram a necessidade urgente de investimentos na gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água localizados no Norte e Nordeste do Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40342
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA JÚNIOR, Sidrack Felipe da.pdf852,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons