Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40272
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PIRES, Angela Maria Monteiro da Motta | - |
dc.contributor.author | LIMA, Geruza Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-03T23:59:18Z | - |
dc.date.available | 2021-06-03T23:59:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Geruza Maria de. A função social do ensino de matemática na educação de jovens e adultos do campo. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40272 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho surgiu a partir de uma problemática relativa à minha inquietação quanto às aprendizagens significativas, em matemática, para os jovens e adultos do campo. Buscamos apreender, com a pesquisa, a função social do ensino de matemática para a vida e para o trabalho dos jovens e dos adultos do campo que são alunos de Educação de Jovens e Adultos(EJA).Elegemos quatro categorias fundamentais para o trabalho: função social, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação do campo. Adotamos comoabordagem metodológica, a pesquisa qualitativa pormeio daqual buscamos trilhar o caminho da compreensão da realidade como real-relacional e a análise de conteúdo, como método de análise de texto, falas e documentos, como procedimentos metodológicos, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Como campo de investigação, escolhemos duas escolas, sendo uma do ensino fundamental e outra do ensino médio no Município de São Caitano - Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa foram 12(doze) alunos(as) e 3 (três) Professores(as) da citada modalidade da educação básica. Como resultado da investigação, identificamos que a função social do ensino de matemática não está presente na prática do(a) professor(a), nem nas atitudes e na compreensão dos(as) alunos(as), os quais desconhecem fatores direcionados à criticidade, à mobilização e a seu próprio reconhecimento e valorização como pessoa do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A função social do ensino de matemática na educação de jovens e adultos do campo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495922U3&tokenCaptchar=03AGdBq27A0iKiRf4f2_JGdnTjIi6P3QM7izzEhLSvESs_zcIeArFGYzHjZZWCTUZ4kO4su6YAOGPoNOIJhkkMAu7GC2mIOhiR2Bb7yXIGFWdPO_4dK-IZga3Lj-wetuAsaWt4KIhJ2TGvCjndyC0Mqh4Z2DyFZM290sfIGiyCL4TKR-cf8h8JF1X5fhtXV9eMxVuUb5wK5FjpJbi6PqtsAceyyF5C7ZL3htjBABwrDgklM55QgrYdpM0lvUPr-7Hz30WKJDFi6KdmA2n_3lVQOTHBWbqqs0uHpPMmI86J1ym8jR-9JcT2PNw_1lVWWT0mUe41fgN2ApBt9pdQ4EEN9h4103Xc4nrRB9ufQlN6LoVL3jiEo27IV3zNoJGK5Z5Uhg7HtD7mXSf6sGFF5WxXricQ0KzUpF32OrvfhgqSaj962rloxGHVTU-qR9eYx69cMxjc8cWWx14_qq1Wh86a4eteoPzE76IazA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791807A3&tokenCaptchar=03AGdBq27vpjyMK--0HcVqnpdv4fStca-YJDz5LlFUyg2V69uleetbWeT3xd6_KHoW7o-YwXCzZS7XNalz0_CZ6x4OknE2PULGQ9oEySNRY5NpAxSrnhV7Jz-7_1t6ibsKKkUMwIc56bgqbB65ZkrOBNz5FVPCDgvOIJMmkK9fN-qGkk72y1bfccefK-2eCOVvwIPE3_m76N-vNPYW0CeSUbos52jh_8wk-W4YNArYDwZe-GO-na9SMZplLZNX-nitZeBAh25OhQSXyzNlYwkGE7Eu7F8u9Z4SCNx6aIKbto6CSExQiSH4XB9yh5cD9Sd_a63KmCD42n2TOuo-Xx0wgQEB3tfC39FTlqx3dZIu6-aBBLuwB8KVcon7Z2-t_8vVdFFo9xPlAELjNqS-T8Albm7hChuJQvdpMIXZtcwVLLA31KYDIpho187Kx_JsYdTep-J13vylDOSGf0gTlnItnAZE8Qt4T9uq4g | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work arose from a problem concerning my concern at the significant learning in mathematics, for young people and adults of the field. We seek to learn, to research, the social role of mathematics teaching for life and work of young people and adults who are students of the field of Youth and Adult Education (EJA). Elected four basic categories for work: social function, math Education, Youth and Adult Education and Education field. Adopted as a methodological approach, qualitative research through which we seek the path of understanding of reality as real, relational and content analysis, text analysis methodas, speeches and documents and, as methodological procedures, we used semi-structured interviews and analysis documental. Como field of research, we chose two schools, one elementary school and one high school in São Caitano - Pernambuco. The subjects were twelve (12) students (as) and three (3) teachers (as) the aforementioned mode of basic education. As a result of research, we identified that the social function of mathematics teaching is not present in the practice of (a) teacher (a), nor in attitude and understanding of (the) students (as), who are unaware of factors directed the criticality, mobilization and their own recognition and appreciation as a person of the field. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Geruza Maria de.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons