Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259

Compartilhe esta página

Título: Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE.
Autor(es): DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Estudantes universitários
Data do documento: 11-Mar-2015
Citação: DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues. Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo investigar as concepções sobre Álgebra de estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, nossa fundamentação se ateve a discussões sobre concepções, o processo de desenvolvimento histórico da Álgebra, a Álgebra no curso de licenciatura em Matemática e as concepções de Álgebra apresentadas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenes (1997). Optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, a partir de um instrumento com questões abertas que foram respondidas por estudantes do referido curso. Foi possível verificar que estes sujeitos compreendem a Álgebra como uma ferramenta de resolução de problemas, uma linguagem matemática, uma generalização de propriedades aritméticas ou como uma área abstrata da Matemática. Também foi possível constatar que eles consideram o ensino da Álgebra na licenciatura em Matemática e na Educação Básica como igualmente importantes. Além disso, a maioria dos licenciandos veem uma relação entre os conteúdos algébricos ensinados no curso e a Álgebra que irão ensinar na Educação Básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons