Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259
Compartilhe esta página
Título: | Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. |
Autor(es): | DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Estudantes universitários |
Data do documento: | 11-Mar-2015 |
Citação: | DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues. Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as concepções sobre Álgebra de estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, nossa fundamentação se ateve a discussões sobre concepções, o processo de desenvolvimento histórico da Álgebra, a Álgebra no curso de licenciatura em Matemática e as concepções de Álgebra apresentadas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenes (1997). Optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, a partir de um instrumento com questões abertas que foram respondidas por estudantes do referido curso. Foi possível verificar que estes sujeitos compreendem a Álgebra como uma ferramenta de resolução de problemas, uma linguagem matemática, uma generalização de propriedades aritméticas ou como uma área abstrata da Matemática. Também foi possível constatar que eles consideram o ensino da Álgebra na licenciatura em Matemática e na Educação Básica como igualmente importantes. Além disso, a maioria dos licenciandos veem uma relação entre os conteúdos algébricos ensinados no curso e a Álgebra que irão ensinar na Educação Básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons