Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorDANTAS, Edilson Cézar Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-03T02:27:21Z-
dc.date.available2021-06-03T02:27:21Z-
dc.date.issued2015-03-11-
dc.date.submitted2021-06-02-
dc.identifier.citationDANTAS, Edilson Cézar Rodrigues. Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo investigar as concepções sobre Álgebra de estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, nossa fundamentação se ateve a discussões sobre concepções, o processo de desenvolvimento histórico da Álgebra, a Álgebra no curso de licenciatura em Matemática e as concepções de Álgebra apresentadas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenes (1997). Optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, a partir de um instrumento com questões abertas que foram respondidas por estudantes do referido curso. Foi possível verificar que estes sujeitos compreendem a Álgebra como uma ferramenta de resolução de problemas, uma linguagem matemática, uma generalização de propriedades aritméticas ou como uma área abstrata da Matemática. Também foi possível constatar que eles consideram o ensino da Álgebra na licenciatura em Matemática e na Educação Básica como igualmente importantes. Além disso, a maioria dos licenciandos veem uma relação entre os conteúdos algébricos ensinados no curso e a Álgebra que irão ensinar na Educação Básica.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleConcepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498281Z8&tokenCaptchar=03AGdBq25yls5BJ7ZjhhP6li-gwXPPVJJTxnahvHdCD-wy3Xjj-XAQ5fj5v7ZifKgCtQDNbcPnuU_36_yGKbcscgHEMfOj-jkklDWBXGwhK7WFaBHISZfUyW5idu9tIzoJ2IPwHKkuZYvIvlRfBOQ3hJFFk_iLz4VWaI480xjP9AMG30ZSciKoqkkhOmgLuBh_U1ViIPghX98cG3eCbdJUx3NU5y3IHzMe73KQWxKtNHkrQUfXImJxBHMTnsw0alpRLo7rrQq2YHgm0I_LkGjbFtDiDOnQsgGnVa36M0If-azgqv7XaquoxFXHjW1FRuhjmzOdzwNiLOGmsMTXMLnV7jHZTFDPzozwoTcxbeGMoNcsdgZFV6Q3iOxBkp5Jp6S7FhS12pKWjdLnO89gBIzJ6HEApkrqUCyG5TV1CcTEFEr7as1ZDyjTzN4VprMyj2MDoLABPlTs-D0Uma4hRnKFWG6d0O3IPhs6dwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130662T5&tokenCaptchar=03AGdBq26DBWd5CbYhYtCFowONLN3B9FvgEcsKJyTOT2UaXQk0pl-CJaDlPuAKVA_G6r7qG3cB5UYnkJ02kMUc55AUDkzin4Shu8p8PYE79QPaQZet5KxHZz8iAzppX0nGIXGUooueEc-FA2rD9MNlzH2H-f7L7PfwOOPQo2KmxYw2wb9PajF_hHEfgrwZhti9MCu3nS2nq3lPYKLegi31sls8SAZJwop_AxUfIlPkrTypKx9IrrLrtE9EZYhXX_VgJHkqfHBTmBc3MX_EemJwr8uGVhArG02wlEb-qc2pJxzTO-Exj24qUJ6HkWSCTcaIA9eX8GbrxCxmbaA2LoVQZafioBOzUu1VTv_KXu8rG0o48IikKP35kN1P98CSBF32hgLNKYSPL65URr3j5T-uFKuNaEsAeuABHR4cgUN-0Fr4asqCQ3lKndUhKXWj4sdBk2M1NP3AwB9ZOFG98DaBcI19VfVedLIhxQpt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the concepts of Algebra conceived by students of Mathematics Degree belonging to the Academic Center of the Wasteland of the Federal University of Pernambuco (Brazil). Thus, our reasoning was based on discussions of concepts and historical development process of Algebra, Algebra in Mathematics Degree and Algebra concepts presented by Fiorentini, Miorim and Miguel (1993), Usiskin (1995) and Lins and Gimenes (1997).We opted for a qualitative approach using a questionnaire with open questions that were answered by students of that course. On this basis, we observed that these students understand the algebra as a problem-solving tool, a mathematical language, a generalization of arithmetic properties or as an abstract field of Mathematics. It also observed that they consider the algebra teaching in Mathematics Degree and in Basic Education as equally important. In addition, most undergraduates see a relationship between the algebraic content they learnt at University and the Algebra that they will teach in the Basic Education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons