Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-03T02:27:21Z | - |
dc.date.available | 2021-06-03T02:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues. Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40259 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as concepções sobre Álgebra de estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, nossa fundamentação se ateve a discussões sobre concepções, o processo de desenvolvimento histórico da Álgebra, a Álgebra no curso de licenciatura em Matemática e as concepções de Álgebra apresentadas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenes (1997). Optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, a partir de um instrumento com questões abertas que foram respondidas por estudantes do referido curso. Foi possível verificar que estes sujeitos compreendem a Álgebra como uma ferramenta de resolução de problemas, uma linguagem matemática, uma generalização de propriedades aritméticas ou como uma área abstrata da Matemática. Também foi possível constatar que eles consideram o ensino da Álgebra na licenciatura em Matemática e na Educação Básica como igualmente importantes. Além disso, a maioria dos licenciandos veem uma relação entre os conteúdos algébricos ensinados no curso e a Álgebra que irão ensinar na Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Concepções acerca da álgebra de estudantes da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498281Z8&tokenCaptchar=03AGdBq25yls5BJ7ZjhhP6li-gwXPPVJJTxnahvHdCD-wy3Xjj-XAQ5fj5v7ZifKgCtQDNbcPnuU_36_yGKbcscgHEMfOj-jkklDWBXGwhK7WFaBHISZfUyW5idu9tIzoJ2IPwHKkuZYvIvlRfBOQ3hJFFk_iLz4VWaI480xjP9AMG30ZSciKoqkkhOmgLuBh_U1ViIPghX98cG3eCbdJUx3NU5y3IHzMe73KQWxKtNHkrQUfXImJxBHMTnsw0alpRLo7rrQq2YHgm0I_LkGjbFtDiDOnQsgGnVa36M0If-azgqv7XaquoxFXHjW1FRuhjmzOdzwNiLOGmsMTXMLnV7jHZTFDPzozwoTcxbeGMoNcsdgZFV6Q3iOxBkp5Jp6S7FhS12pKWjdLnO89gBIzJ6HEApkrqUCyG5TV1CcTEFEr7as1ZDyjTzN4VprMyj2MDoLABPlTs-D0Uma4hRnKFWG6d0O3IPhs6dw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130662T5&tokenCaptchar=03AGdBq26DBWd5CbYhYtCFowONLN3B9FvgEcsKJyTOT2UaXQk0pl-CJaDlPuAKVA_G6r7qG3cB5UYnkJ02kMUc55AUDkzin4Shu8p8PYE79QPaQZet5KxHZz8iAzppX0nGIXGUooueEc-FA2rD9MNlzH2H-f7L7PfwOOPQo2KmxYw2wb9PajF_hHEfgrwZhti9MCu3nS2nq3lPYKLegi31sls8SAZJwop_AxUfIlPkrTypKx9IrrLrtE9EZYhXX_VgJHkqfHBTmBc3MX_EemJwr8uGVhArG02wlEb-qc2pJxzTO-Exj24qUJ6HkWSCTcaIA9eX8GbrxCxmbaA2LoVQZafioBOzUu1VTv_KXu8rG0o48IikKP35kN1P98CSBF32hgLNKYSPL65URr3j5T-uFKuNaEsAeuABHR4cgUN-0Fr4asqCQ3lKndUhKXWj4sdBk2M1NP3AwB9ZOFG98DaBcI19VfVedLIhxQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate the concepts of Algebra conceived by students of Mathematics Degree belonging to the Academic Center of the Wasteland of the Federal University of Pernambuco (Brazil). Thus, our reasoning was based on discussions of concepts and historical development process of Algebra, Algebra in Mathematics Degree and Algebra concepts presented by Fiorentini, Miorim and Miguel (1993), Usiskin (1995) and Lins and Gimenes (1997).We opted for a qualitative approach using a questionnaire with open questions that were answered by students of that course. On this basis, we observed that these students understand the algebra as a problem-solving tool, a mathematical language, a generalization of arithmetic properties or as an abstract field of Mathematics. It also observed that they consider the algebra teaching in Mathematics Degree and in Basic Education as equally important. In addition, most undergraduates see a relationship between the algebraic content they learnt at University and the Algebra that they will teach in the Basic Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANTAS, Edilson Cézar Rodrigues.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons