Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40245

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorCARVALHO, Wagner Wilson Pereira de-
dc.date.accessioned2021-06-01T02:33:20Z-
dc.date.available2021-06-01T02:33:20Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.date.submitted2021-05-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Wagner Wilson Pereira de. Investigando os significados de fração em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40245-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi analisar quais os conceitos de fração presentes em uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental por meio do olhar da Teoria da Fenomenologia Didática das Estruturas Matemáticas, visando a análise dos conceitos de fração apresentados (relação parte-todo, quociente entre inteiros, razão, operador multiplicativo e número racional), sua localização no livro e quais têm prioridade em termos quantitativos. Quanto à localização no livro, foi observado o texto de abordagem introdutória do conteúdo, os exemplos, os exercícios propostos, as atividades sugeridas, os gráficos e desenhos e as orientações do manual do professor. Na fundamentação teórica, foram utilizadas as categorias utilizadas por Freudenthal (1999) na teoria acima, através da tradução comentada de textos selecionados do mesmo livro, realizada por Puig (2001) e no trabalho Análisis Fenomenológico de Puig (1997). Propõe-se, ainda, uma reflexão sobre como os diferentes conceitos presentes nos livros didáticos influenciam na compreensão de fração para o Ensino Fundamental. De acordo com a análise, a fração como número racional é o aspecto do conceito de fração com maior prioridade na coleção. Enquanto o conceito de fração como operador multiplicativo é o menos abordado, quanto à localização os exercícios se mostraram com a principal localidade nos livros analisados para os fenômenos de fração. Uma observação importante: nesse trabalho o termo conceito é utilizado no lugar do termo significado, então ao tratarmos de conceitos de fração, consideremos significados de fração, a razão da escolha é devida nossa interpretação da fundamentação teórica. Porém, para não causar confusão diante da nomenclaturas normalmente utilizadas, deixamos essa ressalva.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleInvestigando os significados de fração em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405901E7&tokenCaptchar=03AGdBq24Ly2c1uG_X3Wv9S4QIYXTatUw1J0FfXL3y_Y4dQP-EoFVvx4hGlGGUFOFwJWhYRjGU7gOKjbskdATxdmMWwJVN3ACO9AbOirhYcvpe5HRfQYV0wLQKRVNEVrKy9DSGo3mJCrFQEJ87gwihdGFc58x_hen8zTYEq1nBAgUnuCTv3Zh4DF_bu6VquqYGOeNZTJ_jElRO3sX29rcigjkqoz3kRyOHATRc8kZ67FwN2dr3zb-6cXy2N2IZ5PFP0WTM5UIXkyAlsWvhwqhO0ukrdz9zSIL21i-BlcIBnI7DfRVV9TDaCEw3u9hv-h360Z5wayqbRWoJm2o2fhe_un_3klyPCeiEgWXqyeG0S9_KKjyC3keqkOOR9rjUenV-yft4WwQYm8JjKj1dKMcjdWWkf4ci5Ouh-cRjyRwzHsGt0XPBi6TzMXLMiGqnN_WK3yU09odqSAn5JEM3fakjgZkAsCTQ4mdZBwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25y1oS84m0hWc8dN5Nj3ZF8TLyL6FOPprfUHwGb2_n-DRWkgbthXCumJHKxTatfarzFNRf2GhubFKzwY_AdM1HFUY1iHT-WmVxrppvfe6EaglsyMrEmwhabOSSH0T1YnADQlN7lSYCer9jABlOnto6JL587kNef2Xd18xYWU6XQr0S-Zv1tLO-QoT4bei6qcZxlupAEyyRemf-_8LA-x49rX-XTz7ZNM2TVcaC00fTnyc0CPbAKNqxBHNo1S23RXj9ftGjOliJGVfAMLAWJw4_m6JLybXvjqYjE62Ri-ruHo67rWyATFElqyYviGkRvM85D_busEY_FVhoKzwAIXCK8CZoAoQWIBNTzwlS2sNTxw60l8kf4WTQzpyVbGlQrIIgwgtdrBymIPLKsQoGxZXXdts9xbemwrdffR4yfusiG1EtnoIgDXNFDwUDYA3ddnZXI6EKt5l-4CQv011gUvvPiQf1juwpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Wagner Wilson Pereira de.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons