Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223
Share on
Title: | Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. |
Authors: | MELO, Bruno Muller de Carvalho |
Keywords: | Física - Estudo e ensino; Simulação (Computadores); Intuição |
Issue Date: | 21-Aug-2014 |
Citation: | MELO, Bruno Muller de Carvalho. Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. Caruaru: O Autor, 2014. |
Abstract: | Propomos neste trabalho a implementação de um programa que possa auxiliar professores no desenvolvimento das potencialidades intuitivas de seus alunos e um estudo para verificar se existe alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física e o avançar dos períodos dos estudantes do curso de Física-Licenciatura, do Campus de Caruaru e do Campus de Recife, ambos da UFPE. Para isso escolhemos o pêndulo duplo como problema motivador e, usando o método de Runge-Kutta na resolução numérica das suas equações, realizamos uma simulação computacional de seu movimento. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário contendo perguntas com respostas fechadas e da posterior análise quantitativa dos percentuais de acerto das respostas dadas pelos estudantes. Os resultados obtidos não apresentam indícios suficientes de que os cursos de Física-Licenciatura dos campi de Caruaru e Recife, da UFPE, apresentam alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física de seus alunos e o avanço dos períodos no curso, porém, tendo em vista que este é o primeiro estudo deste tipo realizado nos cursos citados, propomos a realização de outras pesquisas para que resultados mais conclusivos possam ser obtidos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MELO, Bruno Muller de Carvalho.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License