Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4022
Título: As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil
Autor(es): Francisca Alves, Gilvania
Palavras-chave: Leitura; Estratégias de compreensão leitora; Educação Infantil
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Francisca Alves, Gilvania; Leal Reis de Melo, Kátia. As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo enfoca um importante aspecto do processo de ensino da leitura: as estratégias de compreensão leitora inseridas nas práticas das docentes da educação infantil. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como vem sendo trabalhadas essas estratégias pelas professoras dos Centros de Educação Infantil na prática de formação de leitores. A discussão gira em torno da leitura, importante temática para a produção científica e para a Educação Infantil, que se materializa na possibilidade desse trabalho ter início nessa etapa de ensino, promovendo uma reflexão sobre o ensino aprendizagem da compreensão leitora. O referencial teórico é o que toma como base a perspectiva sociointeracionista de leitura enquanto construção de sentido e significado interativo do sujeito com o texto. Desse modo, fomos buscar as contribuições de autores como: Terzi (1995), Colomer e Camps (2002) com o significado e sentido da leitura, em Leal e Melo (2002) a reflexão sobre a compreensão leitora, em Solé (1998) as estratégias de leitura e em Teberosky e Colomer (2003) os desafios voltados para o ensino aprendizagem da leitura. Abordamos a história da educação infantil, trazendo um breve histórico dessa educação em outras épocas, bem como a sua repercussão no contexto social brasileiro e, de modo particular, em Pernambuco. Como forma de aprofundamento das questões relativas à temática buscou-se, também, contextualizar esse ensino aprendizagem, apresentando os modelos e concepções do que é ler e o que são as estratégias de leitura, além de apontar os desafios para ensinar a ler. Para compor nossos dados, escolhemos como instrumentos metodológicos: a entrevista semiestruturada e a observação das salas de aulas. A análise e a interpretação dos dados revelaram que, as professoras da educação infantil, participantes dessa pesquisa, não só utilizam as estratégias de compreensão leitora antes, durante e após a leitura, mas o fazem de forma diversificada. Os resultados apontaram ainda, que elas usam mais as estratégias de compreensão leitora antes e durante, do que após a leitura. Nesse sentido, com base no suporte teórico estudado, essa prática desenvolvida por essas professoras, em que utilizam as estratégias de compreensão leitora, é um elemento importante para a formação do sujeito leitor. Por isso, acreditamos que este desafio deve ser iniciado desde a educação infantil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4022
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo226_1.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.