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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40215

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Título: Requisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor(es): SANTANA, Mônica Auricélia Oliveira
Palavras-chave: Sistemas de Informação; Transparência ativa; Portal da transparência; Observatório de Projetos
Data do documento: 22-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTANA, Mônica Auricélia Oliveira. Requisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) a divulgação de informações em portais governamentais tornou-se um importante instrumento para o controle social. Portanto, avaliar a forma de apresentação e estruturação dessas informações é algo de grande valia para a sociedade. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo propor um conjunto de requisitos funcionais para auxiliar o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Como metodologia foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de levantamento (survey) e a técnica de Autoconceito. Através de avaliações nos portais da transparência dos IFs verificou-se a indisponibilidade de informações que possibilitem o acompanhamento dos projetos, como preconiza a transparência ativa da LAI, apesar do alto grau de interesse da população pesquisada por esse tipo de informação. Um protótipo de observatório de projetos foi desenvolvido, baseado nos requisitos funcionais definidos, e sua avaliação mostrou que 100% dos avaliadores preferem o protótipo ao portal da transparência do Instituto Federal de Educação da Paraíba, atualmente disponível.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40215
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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