Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40211

Compartilhe esta página

Título: Contornando o inimigo? : a relação entre deputados estaduais pernambucanos e entidades sem fins lucrativos entre 2015-2019
Autor(es): MEDEIROS, José Matheus de Andrade
Palavras-chave: Ciência Política; Deputados estaduais – Pernambuco; Associações sem fins lucrativos; Finanças; Eleições
Data do documento: 27-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, José Matheus de Andrade. Contornando o inimigo?: a relação entre deputados estaduais pernambucanos e entidades sem fins lucrativos entre 2015-2019. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Como ocorre a alocação de emendas parlamentares de deputados estaduais para o Terceiro Setor? O presente trabalho tem como objetivo compreender parte da relação entre deputados estaduais pernambucanos na 55º legislatura (2015 - 2019) através dos recursos repassados para entidades sem fins lucrativos por meio de emendas parlamentares individuais. A Ciência Política tem demonstrado a importância de atores locais no jogo político, em especial os prefeitos, mas nota-se também um uso recorrente de entidades sem fins lucrativos como executoras de políticas públicas, ainda que não esteja claro os objetivos dessa estratégia e seus efeitos. Bueno (2017) teoriza que essas organizações servem como uma forma de driblar prefeitos opositores e manter a base de votação em determinado município. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza como um estudo de caso descritivo. Utilizando análise de gráficos, Teste T para Amostras Independentes e dos montantes destinados, esse trabalho analisa essa relação para o caso pernambucano. Os resultados apontam para o desafio das previsões feitas pela literatura especializada, não havendo diferenças encontradas significativas entre os deputados que disputaram ou não a reeleição em 2018; entre aqueles que foram reeleitos ou não; entre aqueles que disputaram ou não a eleição em 2016. Sugere-se que os incentivos presentes nos demais atores políticos não sejam exatamente os mesmos quando se tratando de deputados estaduais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40211
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Matheus de Andrade Medeiros.pdf684,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons