Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40194
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Josivania Maria Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T17:39:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-27T17:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Josivania Maria Alves de. Estratégias de coaprendizagem em educação superior online: diálogo, interação e colaboração entre coaprendizes. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40194 | - |
dc.description.abstract | O ensino superior online, a partir de práticas didático-pedagógicas disseminadas por meio das tendências informacionais e digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, se disseminam rapidamente e cocriam, alimentam, provocam e se estruturam por meio de teorias, reflexões e práticas digitais. Porém, as experiências vivenciadas em educação online instigam docentes e discentes, em seus papéis de coaprendizes do processo, a revisitarem, cotidianamente, suas estratégias nas ações educativas e o pensar não apenas didático-pedagógico, mas, também, o metodológico. Nessa perspectiva, o objetivo da tese foi investigar de que forma os modelos de estratégias didáticas, desenvolvidos por docentes para formação discente em educação superior online, formalizam os processos de Coaprendizagem. O problema da investigação foi centrado nos modelos de estratégias desenvolvidos por docentes que priorizam a formalização da coaprendizagem durante o processo de ensino e aprendizagem. Optamos por um estudo experimental estratégico aplicável, centrado numa abordagem qualitativa no formato transformativo; e pelo método etnográfico estabelecido quanto à origem antropológica e comparativa para os procedimentos de coleta e análise. Utilizamos o software colaborativo WiseMapping para mapeamento etnográfico virtual. O campo científico foi composto pelas licenciaturas em Letras Língua-Portuguesa e em Matemática; e o investigativo, pela disciplina didática, na modalidade à distância, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; dos quais participaram os sessenta e seis discentes matriculados nos cursos, totalizando numa amostra de 100% das respostas do questionário aplicado. Os resultados do questionário apontaram que as preferências do estilo de uso do espaço virtual convergiram com os estilos de coaprendizagem dos discentes coaprendizes no AVA. Da entrevista aplicada aos docentes do Brasil e de países europeus foi validada uma amostra de duzentas respostas, totalizando em 100% da margem qualitativa proposta. Dos resultados da entrevista, 67% dos docentes do ensino superior online afirmaram que a classe possui apropriações didático-pedagógicas que visam transformar os processos educacionais retrógados para contextos de aprendizagens mais inovadores, criativos e, portanto, podem criar e/ou adaptar modelos de estratégias didático-pedagógicas e metodológicas mais significativas a partir de outras experiências docentes, e que potencializem a aprendizagem significativa nos espaços e cenários desenvolvidos para Coaprendizagem na educação formal, informal e não formal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino a Distância | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem – Coaprendizagem | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Estratégias de coaprendizagem em educação superior online : diálogo, interação e colaboração entre coaprendizes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARROS, Daniela Melaré Vieira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9664472666588829 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Online higher education, based on didactic-pedagogical practices disseminated in virtual learning environments, quickly co-create, feeding other pedagogical practices. However, the experiences lived in online education instigate teachers and students, in their roles as co-learners and thinking not only didactic-pedagogical, but also methodological. In this perspective, the objective of the thesis was to investigate how the didactic models developed by teachers for students in higher education online, formalize the co-learning processes. The research problem was centered on the models of strategies developed by teachers who prioritize the formalization of co-learning during the teaching and learning process. We opted for an experimental study centered on a qualitative approach using the ethnographic method established as to the anthropological and comparative origin for the collection and analysis procedures. We use the collaborative software Wise Mapping for virtual ethnographic mapping. The scientific field was composed of undergraduate degrees in Portuguese-Language Letters and in Mathematics; and the investigative, for the didactic discipline, in the distance modality, of the Federal University of Pernambuco-UFPE; the sixty-six students enrolled in the courses participated, totaling a sample of 100% of the responses to the applied questionnaire. The results of the questionnaire showed that the preferences of the style of use of the virtual space converged with the co-learning styles of the co-learning students in the VLE. From the interview applied to teachers from Brazil and European countries, a sample of two hundred responses was validated. From the interview results, 67% of online higher education teachers stated that the class has didactic pedagogical appropriations that aim to transform the retrogressive educational processes into more innovative, creative learning contexts and, therefore, can create and / or adapt strategies models didactic-pedagogical and methodological methods more significant from other teaching experiences, and that enhance co-learning in formal, informal and non-formal education. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La educación superior en línea, basada en prácticas didáctico-pedagógicas difundidas en entornos virtuales de aprendizaje, co-crea rápidamente, alimentando otras prácticas pedagógicas. Sin embargo, las experiencias vividas en la educación en línea instigan a docentes y estudiantes, en sus roles de coaprendices y pensando no solo didáctico-pedagógico, sino también metodológico. En esta perspectiva, el objetivo de la tesis fue investigar cómo los modelos didácticos desarrollados por los docentes para estudiantes de educación superior en línea, formalizan los procesos de co-aprendizaje. El problema de investigación se centró en los modelos de estrategias desarrollados por los docentes que priorizan la formalización del co-aprendizaje durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. Se optó por un estudio experimental centrado en un enfoque cualitativo utilizando el método etnográfico establecido en cuanto al origen antropológico y comparativo de los procedimientos de recolección y análisis. Utilizamos el software colaborativo Wise Mapping para el mapeo etnográfico virtual. El campo científico estuvo compuesto por títulos de grado en Letras en Lengua Portuguesa y en Matemáticas; y el investigador, para la disciplina didáctica, en la modalidad a distancia, de la Universidad Federal de Pernambuco-UFPE; participaron los sesenta y seis estudiantes matriculados en los cursos, totalizando una muestra del 100% de las respuestas al cuestionario aplicado. Los resultados del cuestionario mostraron que las preferencias del estilo de uso del espacio virtual convergían con los estilos de co-aprendizaje de los estudiantes de co-aprendizaje en el VLE. A partir de la entrevista aplicada a docentes de Brasil y países europeos, se validó una muestra de doscientas respuestas. A partir de los resultados de la entrevista, el 67% de los docentes de educación superior en línea afirmaron que la clase cuenta con apropiaciones didáctico-pedagógicas que apuntan a transformar los procesos educativos retrógrados en contextos de aprendizaje más innovadores, creativos y, por lo tanto, pueden crear y / o adaptar modelos de estrategias didácticas- métodos pedagógicos y metodológicos más significativos de otras experiencias docentes, y que mejoran el coaprendizaje en la educación formal, informal y no formal. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0904025003390641 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Josivania Maria Alves de Freitas.pdf | 4,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons