Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40175
Share on
Title: | Cine debate “Sci-Pop” um estudo da natureza dos ácidos, metais pesados e a divulgação cientifica sob a ótica das produções “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” e “Breaking Bad “Cat‟s in the bag”. |
Authors: | GAMA, Jorge Armando Espíndola da |
Keywords: | Cinema; Tecnologia da informação; Ácidos; Metais pesados |
Issue Date: | 7-Dec-2018 |
Citation: | GAMA, Jorge Armando Espíndola da. Cine debate “Sci-Pop” um estudo da natureza dos ácidos, metais pesados e a divulgação cientifica sob a ótica das produções “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” e “Breaking Bad “Cat‟s in the bag”. Caruaru: O Autor, 2018. |
Abstract: | O recurso do vídeo seja ele filme documentário ou apenas vídeo esta sendo cada vez mais usada nas salas de aula, a facilidade ao acesso desses está a tornar este recurso bastante usado, mas infelizmente ainda de forma de “enrolação” sem nenhuma discussão sobre o vídeo, portanto o presente Trabalho de Conclusão de Curso busca apresentar uma proposta de como o uso de produções cinematográficas podem favorecer na divulgação cientifica e como a partir dela o espectador pode compreender e filtrar os eventos vistos em tais produções e compreender como de fato se dá esse fenômeno, quando mostrado através de estratégias eficazes. É com essa estratégia que foi proposta a alunos da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru um cine debate, “Sci-Pop”. Onde os alunos da instituição assistiram à filmes e séries com intuito de analisar como as produções cinematográficas podem contribuir para o pensamento crítico em relação as substancias ácidas que estão muito presentes no imaginário cinematográfico coletivo e também sobre a presença de metais pesados e contaminação das águas através destes, para isso foi utilizado as Produções Breaking Bad precisamente o segundo episodio da primeira temporada “Cat’s in the Bag” e o filme “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”. Cada vez mais no cotidiano das pessoas, principalmente na cultura jovem, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se tornam ferramentas para o ensino e, atrelado a isso, o cinema traz a humanização. Para a coleta de dados foi realizado questionários após cada exibição das produções e analisar as concepções dos participantes sobre as substancias ácidas e os metais pesados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40175 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GAMA, Jorge Armando Espíndola da.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License