Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40140

Share on

Title: Aplicação e validação de uma sequência didática sobre poluição das águas com base na abordagem CTS em uma turma do ensino médio de química.
Authors: MENESES, Natália Moura de
Keywords: Química - Estudo e ensino; Química (Ensino médio); Água - Poluição
Issue Date: 18-Dec-2017
Citation: MENESES, Natália Moura de. Aplicação e validação de uma sequência didática sobre poluição das águas com base na abordagem CTS em uma turma do ensino médio de química. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este trabalho busca validar uma sequência didática (SD) no ensino de Química a partir da compreensão dos alunos sobre alguns conceitos de química com base no tema “poluição das águas” numa abordagem com enfoque na tríade ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O público alvo foi uma turma de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, no município de Gravatá, PE. A metodologia envolveu o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática dividida em cinco encontros e realização de quatro atividades levando em conta o tema transversal “poluição das águas” relacionando com os conteúdos: elementos químicos e substâncias, processos de separação de misturas, reações químicas e soluções; para a análise de dados foram utilizadas três categorias encontradas na literatura, a saber o discurso dos alunos em relação a conceitos científicos, tecnológicos e sociais. Constatamos que apesar de os alunos ainda não terem estudado a maioria dos conteúdos abordados em química, demonstraram um certo nível de aprendizagem a partir da abordagem proposta, pois conseguiram explanar suas ideias através da contextualização, problematização e resolução de problemas voltados ao cotidiano a partir de pontos de vistas científicos, tecnológicos e sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40140
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENESES, Natália Moura de.pdf674,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons