Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40133

Compartilhe esta página

Título: Análise de propriedades petrofísicas de laminitos calcário análogos do pré sal por meio da tomografia de raios X e gama
Autor(es): OLIVEIRA, Pamalla Rafaelly Barbosa de
Palavras-chave: Engenharia Nuclear; Rochas calcárias; Microtomografia; Raios X; Raios gama
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Pamalla Rafaelly Barbosa de. Análise de propriedades petrofísicas de laminitos calcário análogos do pré sal por meio da tomografia de raios X e gama. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O consumo de petróleo no mundo está em constante crescimento, com isso são realizadas diversas técnicas para caracterizar estruturalmente o reservatório e assim poder melhorar a extração dos hidrocarbonetos presentes neles. As rochas carbonáticas do tipo calcário apresentam grande importância como reservatórios de hidrocarbonetos. A identificação de propriedades petrofísicas deste tipo de rocha é de extrema importância para caracterizar o armazenamento e o escoamento de fluidos. Grande parte das técnicas que são utilizadas na caracterização de rochas são destrutivas e geram em sua maioria imagens bidimensionais, o que resulta na limitação de informações das mesmas. A Microtomografia de Raios X além ser uma técnica não destrutiva produz imagens tridimensionais com alta resolução, ampliando assim as informações petrofísicas das rochas analisadas. Porém esta técnica apresenta limitação na aquisição e no processamento das imagens, o que resulta em uma diminuição de informações das propriedades das rochas. A Tomografia de Raios Gama também é uma técnica não destrutiva que gera informações sobre as propriedades petrofísicas das rochas, esta por sua vez melhora consideravelmente as limitações apresentadas pela Microtomografia de Raios X. Este estudo utilizou cinco plugues de rochas do tipo laminitos calcário originadas na Formação Crato, Bacia do Araripe, Ceará. Foram realizados os imageamentos dos plugues pela Microtomografia de Raios X e pela Tomografia de Raios Gama afim de correlacionar a caracterização das análises de propriedades petrofísica obtidas em ambas irradiações. Os resultados alcançados mostram que a Microtomografia de Raios X é bastante eficiente na identificação de propriedades heterogêneas e também na determinação do perfil de variação das densidades dos laminitos calcários. Os dados da Tomografia de Raios Gama quando combinado como a da Microtomografia de Raios X resulta na complementação de informações sobre as propriedades petrofísicas analisadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40133
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pamalla Rafaelly Barbosa de Oliveira.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons