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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40112

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Título: Proposta de estratégia didática argumentativa no ensino de química.
Autor(es): SILVA, Taís de Oliveira
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Didática; Diálogos
Data do documento: 4-Jul-2017
Citação: SILVA, Taís de Oliveira. Proposta de estratégia didática argumentativa no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho buscou identificar a incidência da argumentação em uma aula de química, por meio da elaboração de uma controvérsia a partir da discussão sobre a temática: “Transgênicos: Problema ou Solução?”. Acreditamos que essa controvérsia pudesse gerar oposições e assim culminar na presença da argumentação que aparece nesta pesquisa como um ferramenta de ensino, que pode levar a aprendizagem. Fizemos a intervenção com uma turma do 1º ano do ensino médio na escola de referência Arnaldo Assunção situada na cidade de Caruaru, dividiu-se a turma em dois grupos um traria os transgênicos como solução e consequentemente o outro como problema. O debate sobre a temática proposta foi conduzido e mediado pela pesquisadora e filmado, todos os participantes consentiram, por meio de um Termo assinado pelos pais ou responsáveis, na filmagem. Em seguida, os vídeos foram transcritos e as análises foram norteadas pelos operadores argumentativos, a fim de verificar a ocorrência da argumentação. Observou-se, por meio destes operadores, que a argumentação aconteceu com processos reflexivos e metacognitivos. Compreende-se que a controvérsia elaborada alcançou o objetivo de gerar oposição e consequentemente conduzir ao debate e a aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40112
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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