Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40111

Compartilhe esta página

Título: Um método para gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum : um estudo de caso em um contexto CBL
Autor(es): OLIVEIRA, Higor Barbosa de
Palavras-chave: Sistemas de Informação; Challenge based Learning; Scrum
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Higor Barbosa de. Um método para gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum: um estudo de caso em um contexto CBL. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Challenge Based learning (CBL) é uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno que tem como objetivo prepará-lo para aprender fazendo perguntas relevantes, e propondo soluções para desafios do mundo real. A abordagem CBL já vem sendo utilizada em diversos ambientes de ensino, e particularmente sendo adaptada para a formação de desenvolvedores de software. Neste contexto, a abordagem CBL está sendo aplicada em um programa de ensino para formação de desenvolvedores de artefatos digitais como soluções para os desafios do mundo real, através de problemas identificados pelos próprios alunos. Este programa envolve alunos de graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contudo, no contexto de CBL em geral e no caso específico do programa de formação de desenvolvedores da UFPE, a gestão do aprendizado dos alunos raramente é abordada. Em particular, é possível observar de forma subjetiva que o acompanhamento do aprendizado é uma dificuldade enfrentada pelos alunos de graduação participantes do programa. Em paralelo, o ensino de metodologias e princípios ágeis vêm se tornando uma prática crescente na educação de cursos de engenharia de software por todo o mundo. Estas metodologias ágeis são efetivas para a gestão de projetos onde agilidade e mudanças são uma realidade. Muitos educadores têm adotado diferentes maneiras de aplicar práticas ágeis durante seus cursos por meios de jogos, oficinas e projetos. Entretanto, essas adaptações ainda são voltadas para a gestão de projetos. Para apoiar a gestão do aprendizado no contexto do programa, este trabalho propõe um método de gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum para apoiar alunos em um ciclo de aprendizado CBL. Em conjunto com o método proposto foi realizado um estudo de caso envolvendo alunos de diversos cursos de graduação participantes de um programa de ensino cuja sua abordagem de aprendizagem é CBL. O estudo abrangeu dados coletados através de questionários, entrevistas, observações e registro de dados como fonte para análise. A utilização do método apresentou resultados significativos no aprendizado, na gestão dos Objetivos de Aprendizado (OAs) e na aceitação de seu uso pelos participantes. Além disso, o estudo traz um conjunto de oportunidades de melhorias para o método e hipóteses para trabalhos futuros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40111
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Higor Barbosa de Oliveira.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons