Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40111

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Cristiano Coêlho de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Higor Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-05-20T01:05:23Z-
dc.date.available2021-05-20T01:05:23Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Higor Barbosa de. Um método para gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum: um estudo de caso em um contexto CBL. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40111-
dc.description.abstractChallenge Based learning (CBL) é uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno que tem como objetivo prepará-lo para aprender fazendo perguntas relevantes, e propondo soluções para desafios do mundo real. A abordagem CBL já vem sendo utilizada em diversos ambientes de ensino, e particularmente sendo adaptada para a formação de desenvolvedores de software. Neste contexto, a abordagem CBL está sendo aplicada em um programa de ensino para formação de desenvolvedores de artefatos digitais como soluções para os desafios do mundo real, através de problemas identificados pelos próprios alunos. Este programa envolve alunos de graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contudo, no contexto de CBL em geral e no caso específico do programa de formação de desenvolvedores da UFPE, a gestão do aprendizado dos alunos raramente é abordada. Em particular, é possível observar de forma subjetiva que o acompanhamento do aprendizado é uma dificuldade enfrentada pelos alunos de graduação participantes do programa. Em paralelo, o ensino de metodologias e princípios ágeis vêm se tornando uma prática crescente na educação de cursos de engenharia de software por todo o mundo. Estas metodologias ágeis são efetivas para a gestão de projetos onde agilidade e mudanças são uma realidade. Muitos educadores têm adotado diferentes maneiras de aplicar práticas ágeis durante seus cursos por meios de jogos, oficinas e projetos. Entretanto, essas adaptações ainda são voltadas para a gestão de projetos. Para apoiar a gestão do aprendizado no contexto do programa, este trabalho propõe um método de gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum para apoiar alunos em um ciclo de aprendizado CBL. Em conjunto com o método proposto foi realizado um estudo de caso envolvendo alunos de diversos cursos de graduação participantes de um programa de ensino cuja sua abordagem de aprendizagem é CBL. O estudo abrangeu dados coletados através de questionários, entrevistas, observações e registro de dados como fonte para análise. A utilização do método apresentou resultados significativos no aprendizado, na gestão dos Objetivos de Aprendizado (OAs) e na aceitação de seu uso pelos participantes. Além disso, o estudo traz um conjunto de oportunidades de melhorias para o método e hipóteses para trabalhos futuros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectChallenge based Learningpt_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.titleUm método para gestão ágil do aprendizado baseado em Scrum : um estudo de caso em um contexto CBLpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1270444995054237pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9638500605562489pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxChallenge Based Learning (CBL) is a student-centered learning approach that aims to prepare them to learn by asking relevant questions and proposing solutions to real-world challenges. The CBL approach has already been used in several teaching environments and particularly being adapted for the training of software developers. In this context, the CBL approach has been applied to a developer training program of digital artifacts who seek solutions to real-world challenges through problems identified by the students themselves. This program involves students from several undergraduate degrees at the Federal University of Pernambuco (UFPE). However, in the context of CBL in general and in the specific case of the UFPE developer training program, student learning management is rarely addressed. Particularly, it is possible to observe subjectively that monitoring learning is a diculty faced by undergraduate students participating in the program. At the same time, the teaching of agile methodologies and principles has become an increasing practice in software engineering courses worldwide. These agile methodologies are eective for project management, where agility and changes are a reality. Many educators have adopted dierent ways of applying agile practices to their courses by means of games, workshops, and projects. However, these adaptations are still focused on project management. To support the learning management in the context of the program, this work proposes an agile learning management method based on Scrum to support students in a CBL learning cycle. In conjunction with the proposed method, a case study was carried out involving students from several undergraduate degrees participating in the developer training program at UFPE. The study covered data collected through questionnaires, interviews, observations, and recorded data as a source for analysis. The use of the method showed significant results in learning, in the management of Learning Objectives, and in the acceptance of its use by the participants. In addition, the study brings a set of opportunities for improvements to the method and hypotheses for future work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Higor Barbosa de Oliveira.pdf4,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons