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Título: Ferramenta para auxílio na reabilitação de crianças que utilizam as Órteses Dennis Brown
Autor(es): SILVA, Aline Tenório Domingues da
Palavras-chave: Engenharia Biomédica; Pé torto congênito; Órteses Dennis Brown; Jogos sérios; Reabilitação ortopédica
Data do documento: 11-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Aline Tenório Domingues da. Ferramenta para auxílio na reabilitação de crianças que utilizam as Órteses Dennis Brown. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Pé torto congênito, é a deformidade ortopédica congênita mais comum na infância e necessita de tratamento intensivo e precoce, para não se tornar incapacitante na idade adulta. As órteses Dennis Brown fazem parte integrante da metodologia no tratamento Ponseti e são utilizadas na fase final do tratamento das crianças portadoras de pés tortos congênitos, têm a finalidade de manter a correção ortopédica obtida. Houve o desenvolvimento do protótipo da ODB em 100 % em PLA, embora que necessite de mais estudos para a haste de abdução. Foi demostrado, neste trabalho, a utilização de um Jogo Sério, como ferramenta lúdica destinada as crianças portadoras dessa manifestação congênita, com idade compreendida entre 18 a 36 meses de vida. Com objetivo de limitar o posicionamento dos pés, induzindo a criança a brincar apenas nas posturas de cócoras e de urso. “Os resultados encontrados foram: A análise do” tempo de interação maior ou igual a 5 minutos nas posições de cócoras”, com os seguintes resultados: 81% das crianças PTC igualaram e / ou ultrapassaram o tempo de 5 minutos na posição de cócoras; o mesmo foi observado em 60% das crianças de 2 anos e em 78% nas crianças de 3 anos. Em relação ao” Tempo de interação com o Jogo Sério na posição de urso “25% das crianças PTC, 40% nas crianças de 2 anos e 6% nas crianças de 3anos. Assumiram as duas posturas durante a interação: 2% das crianças PTC; 10% das crianças com 2 anos e 60% das crianças com 3 anos; Em relação ao” Tempo total de interação com o Jogo Sério” obteve-se os seguintes resultados: 85% das crianças PTC, 48% das crianças com 2 anos, 98% das crianças com 3 anos; Em relação ao índice de aceitação do jogo sério, obteve-se os seguintes resultados: 90% das crianças PTC, 75% com as crianças de 2 anos, 80% das crianças com 3 anos de idade.Com as proporções apresentadas sugerem que as crianças, na sua maioria independente do grupo etário e da condição congênita analisados quiseram e interagiram com o tapete teclado adaptado para se tornar um Jogo Sério.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40104
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