Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/401
Title: Estabelecimento de plantas ornamentais tropicais micropropagadas: estudo da viabilidade de aplicação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e/ou rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (RPCP)
Authors: Ricardo Gonçalves de Oliveira, João
Keywords: flores tropicais;aclimatização;Glomeromycota;Bacillus;promoção do crescimento
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ricardo Gonçalves de Oliveira, João; Mayumi Yano Melo, Adriana. Estabelecimento de plantas ornamentais tropicais micropropagadas: estudo da viabilidade de aplicação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e/ou rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (RPCP). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A aplicação de microrganismos benéficos na micropropagação é uma técnica viável e de grande benefício para o desenvolvimento das plantas durante o período de aclimatização. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (RPCP) na aclimatização de duas espécies ornamentais tropicais micropropagadas. Na aclimatização de Zingiber spectabile Griff. foram utilizados dois tratamentos de inoculação com FMA (Glomus etunicatum e Gigaspora margarita) e RPCP (Bacillus thuringiensis [HPF14] e B. pumilus [HPS6]) isolados e/ou combinados (em dupla inoculação). Para aclimatização de Tapeinochilos ananassae (Hassk.) K. Shum. três isolados de FMA (Glomus etunicatum, Acaulospora longula e Gigaspora albida) foram aplicados. Após 90 dias foi observado para Z. spectabile ganho de biomassa seca e colonização micorrízica em alguns tratamentos co-inoculados e prejuízo significativo ao desenvolvimento vegetal nas plantas inoculadas com B. thuringiensis. Em T. ananassae, plantas inoculadas com G. etunicatum apresentaram diferenças significativamente (P<0,05) superiores para todas as variáveis avaliadas, alcançando valores de incremento para biomassa e área foliar superiores a 100 %. Conclui-se que o uso combinado e/ou isolado de FMA e RPCP selecionados pode favorecer o desenvolvimento de Z. spectabile e que embora a associação FMA não seja específica, a presença de G. etunicatum e A. longula maximizaram o desenvolvimento vegetal do T. ananassae durante a fase de aclimatização
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/401
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia de Fungos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jrgo.pdf889.11 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.