Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40083

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Braz dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-18T00:34:31Z-
dc.date.available2021-05-18T00:34:31Z-
dc.date.issued2017-07-19-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Braz dos Santos. Contribuições do uso de recursos didáticos no PIBID na formação do professor. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40083-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de recursos didáticos no PIBID na formação do professor. Esta pesquisa foi realizada com base em dois instrumentos de coleta, os relatórios desenvolvidos pelos licenciandos participantes do projeto e o questionário, aplicado para 15 integrantes do PIBID no Subprojeto Química. O questionário foi composto por 06 perguntas abertas. Foi possível constatar que o uso de recursos didáticos nas ações do PIBID foi de grande importância para que os licenciandos pudessem articular os conhecimentos adquiridos na Universidade com as habilidades necessárias para a práxis docente. Os resultados encontrados mostram que a participação dos alunos no PIBID oportunizou vivenciar experiências didáticas significativas para um professor em formação, proporcionando a aprendizagem de saberes que podem levar a uma prática docente diferenciada.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaterial didático - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleContribuições do uso de recursos didáticos no PIBID na formação do professor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809A0&tokenCaptchar=03AGdBq26E0Po4w6VJ73NQNLzwO1ze3YmP1VaGJUIBh2DeK9vxz7fhP5btpbH6PK_am6vv6FqqSG7muNipfllFOf5RNjWYxoRjwPAxmjCxurF6ps4DMpZwOtAOJSf1rRrGJO1PaIFX6Ouswc5GjHsLABxgHo8qZao11yphIQIkv0GBiVwVy3XABtDZNN7nBIWYhP2c_WncMITCOifrn1pdj7vPErDpm-q9qxn4KhmrzFo5Knl8UotGmZ7_8H7uX5WlBzOnjRFFer8rDx5Q4hFA3UEZu7F1CgAzLKFnqzWvymqlaR0DuhleO6Wyep7BLjhqlrlkb9QN6iCl7X5XB_V0qJIWr9JoeUwsn9lwoyukiDPQjGbT7Ui5iCPmoZ2r4JapKcuJA6ii-ianiEZTekIJFl2aeVhzLn6Hg-qAyAJLL5fY9p-aAQqjGWHUE9vq0WfF_bOmqJk7jpozhIJstcW-p2yQ0PwFnto0bFttFw0S4CITc0_gUgsiySYpt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the contributions of the use of didactic resources in the PIBID in teacher training. This research was carried out based on two collection instruments, the reports developed by the licenciandos participants of the project and the questionnaire, applied to 15 members of PIBID in the Chemical Subproject. It was possible to verify that the use of didactic resources in the actions of the PIBID was of great importance so that the licenciandos could articulate the knowledge acquired in the University with the necessary skills for the teaching practice. The results show that the participation of the students in the PIBID gave opportunity to experience meaningful didactic experiences for a teacher in formation, providing the learning of knowledge that can lead to a differentiated teaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Bruno Braz dos Santos.pdf748,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons