Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40012

Share on

Title: Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas para a formação de ligações C-S e C-Se envolvendo reagentes de Fósforo
Authors: MOURA, Igor Mota Rodrigues de
Keywords: Química orgânica; Sulfetos; Selenetos; Fosforanas
Issue Date: 19-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MOURA, Igor Mota Rodrigues de. Desenvolvimento de novas metodologias sintéticas para a formação de ligações C-S e C-Se envolvendo reagentes de Fósforo. 2021. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O crescente interesse por compostos de organocalcogênio como os sulfetos, selenetos, sulfóxidos e sulfonas é inquestionável e deve-se pela elevada aplicabilidade dos mesmos não somente em síntese orgânica, mas também em bioquímica e na área de ciência de materiais. A grande maioria dos métodos para a síntese desta classe de compostos é baseada na reação de substituição de haletos orgânicos empregando-se tióis ou selenóis — compostos com odor desagradável. A primeira parte desse trabalho descreve uma metodologia inédita para a preparação de compostos orgânicos de enxofre e selênio a partir da reação entre sais de fosfônio ou fosforanas e tio- ou selenosulfonatos utilizando trietilamina como base e diclorometano como solvente. Quando sais de fosfônio benzílicos contendo grupos retiradores de elétrons no anel aromático foram utilizados na reação, os sulfetos e selenetos correspondentes foram obtidos 19 exemplos em rendimentos que variaram de 10 a 95%. Quando sais de fosfônio contendo grupos doadores de elétrons no anel aromático foram utilizados, não foi possível observar formação dos calcogenetos de interesse. Quando ilídeos de fósforo estabilizados foram utilizados na reação, observou-se a formação de novas fosforanas contendo enxofre e selênio. Empregando-se essa estratégia foram obtidas catorze fosforanas em rendimentos que variaram de 60 a 97%. Todos os compostos foram caracterizados através de RMN 1H, 13C, 11B, 19F, 31P e 77Se.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Igor Mota Rodrigues de Moura.pdf11.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons