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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40009

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Título: Análise do ganho da capacidade competitiva de micro e pequenas empresas participantes de programas de fomentos voltados para exportação
Autor(es): FERREIRA, Carla Patrícia Santos
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas; Internacionalização; Competitividade
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Carla Patrícia Santos. Análise do ganho da capacidade competitiva de micro e pequenas empresas participantes de programas de fomentos voltados para exportação. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE) em mercados internacionais exige planejamento e o uso da inovação em produtos, processos e gestão associados a ganhos de competitividade. Este estudo visa realizar uma análise do desempenho da capacidade competitiva voltado para a internacionalização de micro e pequenas empresas. Devido à relevância que as MPE possuem, são ofertadas diversas políticas públicas de promoção e inovação direcionadas para o aumento da competitividade para essas empresas com vista à exportação. Para entender como as empresas obtêm ganhos de vantagem competitiva, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória do tipo survey tomando uma amostra, por conveniência, de 256 MPE participantes do projeto da ApexBrasil de fomento à exportação, onde são feitos diagnóstico das empresas participantes de acordo as dimensões entendidas como necessárias para capacitar essas empresas à exportar. Esses dados são comparados com aspectos relevantes sobre competitividade e suas dimensões constantes na literatura a fim de apontar possíveis lacunas nas premissas utilizadas por esses programas. A partir dos resultados é possível perceber que as MPE inseridas nesses programas precisam ser trabalhadas em estrutura de gestão de modo a tornar possível em suas práticas utilizar-se da prospecção tecnológica, identificar as vantagens competitivas que as empresas e países que se destacam entre os mais exportadores utilizam comparando-as com o preconizado pela literatura acadêmica. Como consequência indicam-se as dimensões da competitividade que conduzam a ganhos capazes de se tornarem competitivas no mercado internacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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