Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39988

Compartilhe esta página

Título: Influência da pluma estuarina sobre a herbivoria do zooplâncton em um ambiente recifal (Tamandaré, Pernambuco)
Autor(es): NEVES, Filipe Guilherme Ramos Costa
Palavras-chave: Oceanografia; Estuarino; Recifes de corais; Zooplâncton; Crustáceos; Teia alimentar
Data do documento: 9-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NEVES, Filipe Guilherme Ramos Costa. Influência da pluma estuarina sobre a herbivoria do zooplâncton em um ambiente recifal (Tamandaré, Pernambuco). 2020. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Nós objetivamos entender a influência estuarina sobre um ecossistema recifal a partir de três fatores: (i) comparação da estrutura da comunidade zooplanctônica entre a pluma e os recifes costeiros próximos, (ii) obtenção da prevalência do comportamento alimentar de copépodes, e (iii) identificação dos aspectos da teia alimentar recifal. O estudo foi conduzido na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, a maior área de proteção marinha da costa sudoeste do Atlântico. O zooplâncton foi coletado com redes de dois tamanhos de malha para coleta de ambos o microzooplâncton e o mesozooplâncton, enquanto os dados ambientais foram coletados com o equipamento adequado. Foram requeridos dados da literatura para obter o comportamento alimentar dos copépodes. Nossos resultados demonstram a contribuição de famílias estuarinas, como Paracalanidae, Acartiidae e Oithonidae com seus náuplios e copepoditos, para os recifes costeiros tropicais. A abundância e biomassa do zooplâncton noturno foi bem maior que durante o dia e Copepoda foi o táxon mais abundante para ambos o microzooplâncton e o mesozooplâncton. A herbivoria foi o comportamento mais prevalente entre os copépodes sobre os recifes tropicais. Nossos dados também demonstram uma breve contribuição do microzooplâncton para a teia alimentar microbiana em ambientes sob influência de pluma, deixando o mesozooplâncton para a cadeia de pastagem. A maior parte dos herbívoros também demonstraram um comportamento onívoro.
Descrição: NEVES, Filipe Guilherme Ramos Costa também é conhecido em citações bibliográficas por: COSTA NEVES, Filipe Guilherme Ramos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39988
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Filipe Guilherme Ramos Costa Neves.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons