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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39973

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dc.contributor.advisorSILVA, Everaldo Fernandes da-
dc.contributor.authorTABOSA, Clemilton Fernando Barbosa-
dc.date.accessioned2021-04-25T18:28:26Z-
dc.date.available2021-04-25T18:28:26Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationTABOSA, Clemilton Fernando Barbosa. CEPA: um rosto e processos próprios de tradução da educação popular em Caruaru - PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39973-
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou compreender os princípios e as formas de tradução da Educação Popular latente nas práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). O cenário, pois, é uma organização social surgida da iniciativa de lideranças da Vila Padre Inácio, periferia de Caruaru-PE-Brasil, sob animação de um grupo de religiosas consagradas da Congregação das Irmãzinhas da Assunção. Buscamos nos referenciais teóricos dos Movimentos Sociais, da Educação Popular e da Pedagogia Popular Latino-americana, em diálogo com a Espiritualidade da Congregação das Irmãzinhas da Assunção, legada por seus/suas fundadores/as ao CEPA, apoios para compreender as traduções da Educação Popular nas práticas socioeducativas da organização social pesquisada. Os/as principais expoentes e subsidiários/as desses referenciais teóricos dialogaram, resultando na produção de um conhecimento que permitiu uma aproximação compreensiva da realidade investigada. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) foram os/as principais interlocutores/as, auxiliados por Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo R. Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), entre outros/as. A metodologia qualitativa foi empregada a partir do método do Caso Alargado, utilizado inicialmente por Boaventura de Sousa Santos (1983) e melhor explicitado por Allene Lage (2009, 2013), tendo sido adotado como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, a observação participante e a análise de documentos, enquanto que para a análise e organização dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na ótica de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos, isto é, uma Educação contextualizada, a Formação político-cidadã, a Gestão democrática participativa e o Protagonismo Feminino atestam tanto a convergência das práticas educativas realizadas pelo CEPA a partir dos princípios da educação popular freireana e da espiritualidade dos/as fundadores/as da Congregação, bem como a forma que o CEPA contextualmente traduziu a Educação Popular no chão agrestino de Pernambuco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popular – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEspiritualidade – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectOrganizações não-governamentais – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleCEPA : um rosto e processos próprios de tradução da educação popular em Caruaru - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8078829269214389pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0104022108712505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to understand the principles and forms of translation of latent Popular Education in the educational practices developed by the Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). The background, therefore, is a social organization arising from the leadership initiative of Vila Padre Inácio, in the periphery of Caruaru-PE-Brasil, under the liveliness of a group of consecrated women from the Congregation of the Little Sisters of Assumption. We searched the theoretical benchmarks of Social Movements, Popular Education and Latin American Popular Pedagogy, in dialogue with the Spirituality of the Congregation of the Little Sisters of the Assumption, bequeathed by their founders to CEPA, for support to understand the translations of Popular Education in the socio-educational practices of the researched social organization. The main exponents and subsidiaries of these theoretical references conversed, resulting in the production of knowledge that allowed a comprehensive approach to the investigated reality. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) were the main interlocutors, assisted by Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), among others (et al.). The qualitative methodology was employed based on the Extended Case method, initially used by Boaventura de Sousa Santos (1983) and better explained by Allene Lage (2009, 2013), having been adopted as data collection tools the semi structured interviews, participant observation and document analysis, whereas for data analysis and organization, we made use of Content Analysis, with emphasis on the thematic axes, from the standpoint of Laurence Bardin (1977). The results obtained, i.e., contextualized Education, Political-Citizen Formation, Participatory Democratic Management and Female Protagonism attest to both the convergence of educational practices carried out by CEPA based on the principles of Freire's popular education and the founders' spirituality/as of the Congregation, as well as the way that CEPA contextually translated Popular Education in the agrestino (geographical area of Pernambuco State) ground of Pernambuco.pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación buscó comprender los principios y formas de traducción de la Educación Popular latentes en las prácticas educativas desarrolladas por el Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). El escenario, por lo tanto, es una organización social que surge de la iniciativa de liderazgo de la Vila Padre Ignacio, en la periferia de Caruaru-PE-Brasil, bajo la animación de un grupo de religiosas consagradas de la Congregación de las Hermanitas de la Asunción. Buscamos en las referencias teóricas de los Movimientos Sociales, la Educación Popular y la Pedagogía Popular Latinoamericana, en diálogo con la Espiritualidad de la Congregación de las Hermanitas de la Asunción, legada por sus fundadores/as al CEPA apoyo para comprender las traducciones de Educación Popular en las prácticas socioeducativas de la organización social investigada. Los/las principales exponentes y subsidiarios/as de estos referentes teóricos dialogaron, dando como resultado la producción de conocimientos que permitieron un acercamiento integral a la realidad investigada. Paulo Freire (1996, 2018), Esteban Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) fueron los principales interlocutores, auxiliados por Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo Streck (2010), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005), entre otros/as. La metodología cualitativa se utilizó con base en el método de Caso Extendido, inicialmente utilizado por Boaventura de Sousa Santos (1983) y mejor explicado por Allene Lage (2009, 2013), con entrevistas semi estructuradas, observación participante y análisis documental, mientras que para el análisis y organización de datos utilizamos el Análisis de Contenido, con énfasis en los ejes temáticos, en la perspectiva de Laurence Bardin (1977). En los resultados obtenidos, la Educación Contextualizada, la Formación Político-Ciudadana, la Gestión Democrática Participativa y el Protagonismo Femenino atestiguan tanto la convergencia de prácticas educativas llevadas a cabo por el CEPA a partir de los principios de la Educación Popular de Freire como la espiritualidad del fundador y de la fundadora de la Congregación, así como la forma en que el CEPA tradujo contextualmente la Educación Popular en la tierra agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.description.abstractxCette étude cherche à comprendre les principes et les formes d’expression de l’Éducation Populaire latentes dans les pratiques éducatives développées dans le Centre d’Éducation Populaire Assunção (CEPA). Le scénario consiste donc, en une organisation sociale issue de l’initiative des leaders de la Vila Padre Inácio, située dans la banlieue de Caruaru-PE-Brésil, animée par un groupe de religieuses consacrées à la Congrégation des petites-soeurs de l’Assomption (Congregação das Irmazinhas da Assunção). Nous avons cherché, dans les référentiels théoriques des Mouvements Sociaux de l’Éducation Populaire et de la Pédagogie Populaire Latino-Américaine, dans un dialogue avec la Spiritualité de la Congrégation des Petites-soeurs de l’Assomption, prôné par les fondateurs/fondatrices du CEPA, les soutiens favorisant la compréhension des traductions de l’Éducation Populaire dans les pratiques socioéducatives de l’organisation sociale objet de notre étude. Les acteurs principaux de tels référentiels théoriques ont dialogué, aboutissant à la production d’une connaissance qui a favorisé une approche compréhensible de la réalité investiguée. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) furent les plus importants interlocuteurs, suivi de Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Danilo Streck (2010), Gustavo Gutierrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Brasseriere (2005), parmi d’autres. La méthodologie qualitative y fut appliquée à partir de la méthode du Cas élargi, employée initialement par Boaventura de Souza Santos (1983) et mieux explicitée par Allene Lage (2009, 2013), ayant été adopté avec comme instrument de prélèvement de donnés, des interviews semi structurées, l’observation active et l’analyse des documents, tandis que pour l’analyse et organisation des données, nous avons procédé à l’analyse des contenus, en soulignant les axes thématiques, sous l’optique de Laurence Bardin (1977). Les résultats obtenus, donc, une Éducation Contextualisée, la formation politico-citoyenne, la Gestion démocratique participative et le Protagonisme de la Femme attestent tant la convergence des prátiques éducatives réalisées par le CEPA à partir des principes de l’éducation populaire freiréenne et de la spiritualité des fondateurs/fondatrices de la Congrégation, comme la forme comme le CEPA dans son contexte a traduit l’Éducation Populaire dans le sol agrestin du Pernambouc.pt_BR
dc.description.abstractxQuesta ricerca ha cercato di evidenziare i principi e i modi di tradurre l'Educazione Popolare contenuta alle pratiche educative sviluppate dal Centro de Educação Popular Assunção (CEPA). Lo scenario, quindi, è un'organizzazione sociale nata dall'iniziativa delle leadership di Vila Padre Inácio, periferia di Caruaru-PE-Brasile sorretta dall’entusiasmo di un gruppo di religiose consacrate della Congregazione delle Piccole Suore dell'Assunzione. Abbiamo cercato nei riferimenti teorici dei Movimenti Sociali, dell'Educazione popolare e della Pedagogia Popolare Latinoamericana, in dialogo con la Spiritualità della Congregazione delle Piccole Sorelle dell'Assunzione, lasciata in eredità dalle loro fondatrici al CEPA, il sostegno per comprendere la trasformazione dei principi dell'Educazione Popolare nelle pratiche socio educative dell'organizzazione sociale oggetto della ricerca. I principali esponenti sussidiari di questi riferimenti teorici hanno dialogato, dando luogo a una produzione di conoscenze che ha permesso una comprensione più aderente alla realtà oggetto della ricerca. Paulo Freire (1996, 2018), Estevão Pernet (2005), Antonieta Fage (2005) sono stati i principali interlocutori, assistiti tra gli altri da Carlos Henrique Brandão (2013, 2016), Alder Júlio Calado (2008), Maria da Glória Gohn (2013), Gustavo Gutiérrez (1975), José Comblin (1985), Leonardo Boff (1987, 2015), Marie-Noëlle de la Basserière (2005). La metodologia qualitativa è stata utilizzata a partire dal metodo del Caso Esteso, inizialmente utilizzato da Boaventura de Sousa Santos (1983) e meglio esplicitato da Allene Lage (2009, 2013). Le interviste semi-strutturate, l'osservazione dei partecipanti e l'analisi dei documenti sono state adottate come strumenti di raccolta dati, mentre per l'analisi e l'organizzazione dei dati si è fatto ricorso all'Analisi del contenuto, con particolare attenzione agli assi tematici, dal punto di vista di Laurence Bardin (1977). I risultati ottenuti, cioè un'Educazione contestualizzata, la Formazione politico cittadina, la Gestione Democratica Partecipativa e il Protagonismo Femminile, attestano sia la convergenza delle pratiche educative realizzate dal CEPA, che hanno come punto di partenza i principi dell'Educazione Popolare Freireana e della spiritualità delle fondatrici della Congregazione, così come il modo in cui il CEPA ha tradotto contestualmente l'Educazione Popolare nel suolo dell’Agreste di Pernambuco.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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