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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39953
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Título: | Entre a maternidade e o matrimônio : representações das personagens femininas nos contos de Samanta Schweblin |
Autor(es): | ROMA, Gisela Carolina Lacerda |
Palavras-chave: | Autoria feminina; Representação de gênero; Literatura contemporânea; Samanta Schweblin; Literatura hispano-americana |
Data do documento: | 2-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ROMA, Gisela Carolina Lacerda. Entre a maternidade e o matrimônio: representações das personagens femininas nos contos de Samanta Schweblin. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Inscrita na contemporaneidade, momento em que novas produções literárias de autoria feminina na América hispânica têm encontrado maior visibilidade, a escritora Samanta Schweblin é tida como uma das mais importantes figuras das primeiras décadas do século XXI, na Argentina. Sua singularidade narrativa, em sua contística e romances, é percebida ao retratar o insólito em situações cotidianas através de temáticas que envolvem as relações humanas, provocando inquietações, no limiar entre o realismo e o fantástico. Considerando o valor da sua produção literária no cenário atual, o presente trabalho tem o interesse de discorrer sobre as representações do feminino na narrativa contemporânea, centrado na mulher enquanto escritora e personagem, a partir da produção literária de Samanta Schweblin. O estudo sobre a representação das personagens femininas nos contos da autora será analisado sob a perspectiva de como as personagens da contemporaneidade se contrapõem aos estereótipos tradicionais, no que se refere à temática da maternidade e do matrimônio. Também contemplará um recorte da produção de escritoras da América Hispânica que antecedem a Schweblin. No corpus da pesquisa foram selecionados contos que trazem o protagonismo da mulher frente aos dramas humanos: “Mujeres desesperadas”, “En la estepa”, “Conservas” do livro “Pájaros en la boca y otros cuentos” (2018) e “Nada de todo esto” e “Salir” do livro “Siete casas vacías” (2015). O respaldo teórico voltado para a Crítica feminista anglo-americana será visto a partir dos trabalhos de Kate Millett (1974), Toril Moi (1988), Sandra Gilbert e Gubar (1974), por tratarem das representações da mulher na literatura, assim como Judith Butler (2010), Teresa de Lauretis (1994) e Joan Scott (2008) por trabalharem a noção de gênero como algo socialmente construído. No tocante aos estudos sobre casamento e amor, o nosso referencial teórico atenderá às concepções de Simone de Beauvoir (1967), Michael Foucault (1985), Judith Butler (2003) e no que refere às questões sobre maternidade, utilizaremos os conceitos de Mary Wollstonecraft (1966), Elizabeth Badinter (1985;2011), e Cristina Stevens (2005; 2007), dentre outras. Centrada na representação da mulher atual na literatura como forma de entender o presente momento e as mudanças das relações de gênero, buscou-se uma ruptura com os estereótipos tradicionais, com vistas a ampliar as possibilidades de leituras dos papéis que as mulheres têm desempenhado. A representação das personagens femininas, no campo do literário, passa por uma transformação de ser um mero agente passivo para um lugar de protagonismo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39953 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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