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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39952
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Título: | Uma análise da compreensão leitora de enunciados de problemas matemáticos por crianças alunas do Ensino fundamental |
Autor(es): | PERALTA MARÍN, Leidy Johana |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Crianças; Raciocínio em crianças; Capacidade matemática em crianças; Compreensão do enunciado; Problemas matemáticos |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PERALTA MARÍN, Leidy Johana. Uma análise da compreensão leitora de enunciados de problemas matemáticos por crianças alunas do Ensino fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O objetivo do estudo foi investigar a compreensão de textos matemáticos por crianças do ensino fundamental, associando esta habilidade à capacidade de resolver problemas (Isomorfismo e Produto de Medidas). Dois objetivos específicos foram considerados: (i) identificar as dificuldades específicas que as crianças têm para compreender enunciados de problemas verbais nos anos iniciais do ensino fundamental; e (ii) examinar as relações entre compreender e resolver problemas verbais. Participaram do estudo 120 crianças, de ambos os sexos, entre 7 e 11 anos de idade, estudantes do 3o, 4° e 5o ano do ensino fundamental de escolas públicas (baixa renda) e particulares (classe média) em Recife. Por cada ano escolar participaram 20 estudantes, divididos em dois grupos para realizar duas Tarefas de Compreensão (Reprodução e Responder Perguntas), e uma Tarefa de Resolução de problemas verbais, apresentadas em duas ordens diferentes por meio de entrevista. Assim, em cada uma das tarefas a apresentação dos problemas foi randomizada. Para analisar a Tarefa de Reprodução, foram consideradas quatro categorias: Categoria I: não responde e esboço; Categoria II: reprodução incompleta e alusão ao que precisa ser encontrado; Categoria III: reprodução completa e menção equivocada ao que precisa ser encontrado; e Categoria IV: reprodução apropriada e menção apropriada ao que precisa ser encontrado. Os resultados da Tarefa de Reprodução permitiram concluir que as crianças dos três anos escolares de ambas as escolas têm dificuldade para reproduzir os enunciados de Problemas apresentados: elas fazem um esboço do enunciado e raras são as reproduções apropriadas. Contudo, essas dificuldades eram mais expressivas nas crianças da escola pública. O tipo de problema não surgiu como um fator que determinasse a qualidade das reproduções. Por sua vez, a Tarefa de Perguntas que envolvia três questões: Pergunta 1: O que precisa ser encontrado?, Pergunta 2: Qual é a operação que usaria?, Pergunta 3: Quais seriam os números que usaria? Foi analisada em função do desempenho de forma geral e em cada uma delas. Os resultados dessa tarefa permitiram concluir que as crianças da escola particular compreendem melhor os enunciados de problemas do que as crianças da escola pública. Porém, para as crianças de ambas as escolas nos três anos escolares foi mais fácil compreender a Pergunta 1 do que compreender as Perguntas 2 e 3. Em particular, o avanço no ano escolar apenas influencia na compreensão da Pergunta 2 e 3, especialmente no Problema de Isomorfismo. Com respeito às comparações entre a Tarefa de Reprodução e de Resolução, concluiu-se que o desempenho na resolução de problemas nem sempre depende da compreensão do seu enunciado. A relação entre essas duas tarefas apenas foi evidente nos Problemas de Produto de Medidas (difíceis de ser resolvidos). No Problema de Isomorfismo (fácil de resolver), esta relação não foi identificada. Acerca das comparações entre a Tarefa de Perguntas e a de Resolução, verificou-se que a compreensão das diferentes instâncias constitutivas do enunciado do problema (a pergunta do problema, a operação e os números que devem ser empregados para resolvê-lo) está associada ao bom desempenho na resolução do problema. |
Descrição: | PERALTA MARÍN, Leidy Johana, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PERALTA, L. J. M |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39952 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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