Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3995
Título: setor de telecomunicações e o crescimento econômico brasileiro: um estudo com dados de painel (2000 2005)
Autor(es): Michel de Moraes, Rodrigo
Palavras-chave: Telecomunicações; Dados de painel; Crescimento econômico
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Michel de Moraes, Rodrigo; Matos Magalhaes, André. setor de telecomunicações e o crescimento econômico brasileiro: um estudo com dados de painel (2000 2005). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Diferentemente da infra-estrutura tradicional (tais como estradas, energia, distribuição de água e afins), que foi fundamental na era industrial, a infra-estrutura em telecomunicações possui características econômicas excepcionais para a promoção do crescimento de países como o Brasil, principalmente num contexto de uma economia baseada em informação e conhecimento, como vêm sendo denominadas as economias pós-industriais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de haver uma relação positiva entre os investimentos em infra-estrutura de telecomunicações e crescimento econômico brasileiro. Para tanto, o trabalho se baseia numa amostra de dados dos 27 estados brasileiros, subdivididos em 05 regiões durante o período de 2000 - 2005. Busca, deste modo, retratar a realidade atual do mercado de serviços em telecomunicações, utilizando-se fundamentalmente de estatísticas secundárias gerais do Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA e da Agência Nacional de Telecomunicações-ANATEL. Foi estimado um modelo de efeito fixo com dados em painel que testa as relações entre o crescimento da economia em desenvolvimento (Brasil) através das seguintes variaríeis: crescimento da população, PIB per capita, investimento capital fixo e infra-estrutura em telecomunicações. Os resultados indicam que existe uma relação positiva entre crescimento econômico regional e infra-estrutura em telecomunicações no Brasil. Os resultados são consistentes mesmo utilizando dados de amostragem de PIB per capita entre 2000-2005
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3995
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3663_1.pdf458,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.