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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3988

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLÔBO, Paulo Luiz Nettopt_BR
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Fabíola Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:17:52Z
dc.date.available2014-06-12T17:17:52Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationSantos Albuquerque, Fabíola; Luiz Netto Lôbo, Paulo. Príncipios sociais dos contratos nas relações de consumo. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3988
dc.description.abstractA presente tese demonstra que a defesa do consumidor, enquanto princípio constitucional e expressão da cidadania, somente se concretiza na ambiência do Estado social ante os princípios sociais do contrato (boa-fé, função social e equivalência material). Estes mesmos princípios, corolários dos princípios da solidariedade e da justiça social, realizarão a ordem econômica constitucional, contemplada pelo Estado Democrático e Social de Direito. Quanto aos princípios liberais ou individuais do contrato (autonomia privada, obrigatoriedade e relatividade subjetiva) somente podem ser observados, atualmente, desde que conformados, tanto em seus limites externos quanto em seus conteúdos, aos princípios sociais do contrato. Portanto a defesa do consumidor sofre uma enorme transformação, deixa de ser apreciada no contexto econômico de origem e passa à condição de princípio condicionante da atividade econômica, exigindo portanto a regulação estatal. Assim, essa nova perspectiva requer que a defesa do consumidor seja compreendida como princípio constitucional realizador da cidadania, cujo substrato localiza-se no princípio estruturante do Estado Democrático e Social de Direito, fundado no macroprincípio da dignidade da pessoa humanapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContratospt_BR
dc.subjectPrincípios contratuaispt_BR
dc.subjectDireito contratualpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.titlePríncipios sociais dos contratos nas relações de consumopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
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