Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3984
Título: Inflação, exportação e crescimento econômico : as experiências do México e Brasil durante o regime de câmbio flutuante
Autor(es): SOARES, Ricardo de Oliveira
Palavras-chave: Regime de câmbio fixo e flexível;taxa de câmbio flexível;Brasil;México;inflação;balanço de pagamentos;crescimento econômico.
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Soares, Ricardo; Baptista Gibertoni, Tatiana. Inflação, exportação e crescimento econômico : as experiências do México e Brasil durante o regime de câmbio flutuante. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Dentro do contexto dos países desenvolvidos, existem muitos trabalhos que analisam o desempenho econômico sob taxas de câmbio flutuante porém, no âmbito dos países em desenvolvimento, existem poucos estudos sobre esse assunto. A finalidade deste trabalho é discutir os programas de estabilização e o regime de câmbio flutuante adotados no México e Brasil. Embora cada experiência apresente as suas peculiaridades, argumenta-se que as economias desses países têm apresentado algumas características importantes, combinando sucesso no combate à inflação com acentuada e persistente apreciação cambial, superávits no balanço de pagamentos e dependência de fluxos voláteis de capital internacional. Durante muitas décadas, o regime escolhido pelos países analisados foi o de âncora cambial deslizante. Mesmo assim, esse sistema parece não ser o mais adequado para os países analisados. Conclui-se que o regime de câmbio flexível parece representar a melhor alternativa, dada abertura da conta capital dos países em ênfase neste trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3984
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3660_1.pdf583,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.