Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39776

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorVIEIRA, Glauciane da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-15T00:16:40Z-
dc.date.available2021-04-15T00:16:40Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationVIEIRA, Glauciane da Silva. Educação financeira e tomada de decisão: significados produzidos por estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39776-
dc.description.abstractNosso estudo busca analisar como estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental se posicionam diante de uma situação de Educação Financeira, envolvendo o uso e o valor do dinheiro. Especificamente buscamos entender quais os significados (LINS, 2012) que estudantes de diferentes realidades socioeconômicas atribuem para o uso e valor do dinheiro e identificar nos discursos dos estudantes temáticas de Educação Financeira discutidas por Santos (2017). Utilizamos como fundamentação teórica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), de Lins (2012) a partir da definição do autor sobre significado e sobre o conceito de leitura plausível. A pesquisa, de natureza qualitativa, conta com a participação de dez estudantes de cinco escolas distintas. O critério que escolhemos para diferenciar os contextos econômicos foi o valor da mensalidade da escola para o 5º ano do Ensino Fundamental e também se a escola era pública ou privada. As entrevistas realizadas de modo online aconteceram em dias e horários negociados previamente com os pais dos estudantes. Diante dos dados coletados, verificamos que apesar de os estudantes produzirem significados na mesma direção, há em suas ações enunciativas, diferenças relacionadas ao contexto e à realidade socioeconômica na qual cada aluno está inserido. Além disso, foi possível perceber por meio das análises, que nem sempre os estudantes tomam suas decisões pelo viés de aspectos matemáticos, que há em seus discursos uma alusão a algumas temáticas de Educação Financeira, discutidas por Santos (2017) e que os estudantes têm pouca ou quase nenhuma noção sobre o valor do dinheiro. Dessa forma, destacamos a necessidade de um trabalho com a Educação Financeira – quer seja no ambiente familiar e/ou escolar – que enriqueça essas discussões, para que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo sobre o uso do dinheiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Fundamental – estudantes - educação financeirapt_BR
dc.subjectEducação Financeira – contextospt_BR
dc.subjectEstudantes - tomada de decisãopt_BR
dc.subjectSignificado – produçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira e tomada de decisão : significados produzidos por estudantes do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4028398251081003pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIn our study, we sought to analyze how students in the 5th grade of elementary school are positioned in a situation of Financial Education, involving the use and value of money. Specifically, we seek to understand the meanings (LINS, 2012) that students from different socioeconomic realities attribute to the use and value of money and to identify in the speeches of the thematic students of Financial Education discussed by Santos (2017). We use the Model of Semantic Fields (MSF), by Lins (2012) as theoretical foundation, based on the author's definition about the meaning and the concept of plausible reading. The research has a qualitative nature and ten students from five different schools participated. The criterion we chose to differentiate the economic contexts was not only the value of the school tuition for the 5th grade, but also whether the school was public or private. The interviews were conducted online on days and times previously negotiated with the parents of the students. In view of the data collected, we verified that although the students produce meanings in the same direction, there are in their demonstrated actions, differences related to the context and the socioeconomic reality in which each student is inserted. In addition, it was possible to notice through analysis that the students do not always make their decisions due to mathematical aspects, there is an allusion in their speeches to some themes of Financial Education, discussed by Santos (2017). It was possible to notice that students have little or no notion of money value. Thus, we highlight the need to work with Financial Education - whether in the family and/or school environment - to enrich these discussions. From this intervention, the students can develop a critical and reflective thinking about the use of money.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Glauciane da Silva Vieira.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons