Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39701

Compartilhe esta página

Título: Diagnóstico para implementação BIM usando o método de desenvolvimento e análise de alternativas estratégicas
Autor(es): MALTA, João Victor Oliveira de Albuquerque
Palavras-chave: Engenharia Civil; Building Information Modeling; Strategic Options Development Analysis; Plano de execução BIM; Diagnóstico; Mapa cognitivo
Data do documento: 4-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MALTA, João Victor Oliveira de Albuquerque. Diagnóstico para implementação BIM usando o método de desenvolvimento e análise de alternativas estratégicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O Building Information Modeling (BIM) quebra paradigmas e altera consideravelmente a forma como a indústria da construção civil desenvolve seus empreendimentos. Garante uma melhor qualidade, economia e transparência através das diferentes etapas do ciclo de vida da edificação. Propõe-se elaborar um diagnóstico sobre a situação da Superintendência de Infraestrutura da UFPE (SINFRA) sobre os critérios iniciais para implementação do BIM. Desenvolveu um estudo de caso com o uso do método Strategic Options Development and Analysis (SODA) de estruturação de problemas. Para isso, realizaram-se entrevistas individuais com os membros da SINFRA e modelou-se um mapa cognitivo baseado nas entrevistas. A análise dos mapas cognitivos mostrou que a SINFRA enfrenta problemas com a comunicação interna, com a falta de definição das atribuições e funções de seus membros, e com fragmentação de suas diretorias. Constatou a perda sistemática de informações ao longo do ciclo de vida da construção. As entrevistas possibilitaram a atualização dos fluxogramas dos principais processos da SINFRA com as sugestões propostas pela própria equipe para mitigar os problemas encontrados. O trabalho apresenta uma caminho para a elaboração de diagnósticos a partir do uso de métodos de estruturação de problemas para encontrar uma solução consensual do grupo envolvido que crie condições favoráveis para a implementação do BIM. O método SODA provou-se uma maneira eficaz de formalizar o conhecimento tácito dos entrevistados e determinar os pontos que necessitam melhorias antes da implementação do BIM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39701
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Victor Oliveira de Albuquerque Malta.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons