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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:35:06Z-
dc.date.available2021-04-12T17:35:06Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos. A dualidade na educação brasileira a partir da contrarreforma do ensino médio de 2016/2017. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39685-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objeto de estudo a contrarreforma do Ensino Médio realizada no governo de Michel Temer, num contexto de profunda crise política, social e institucional no Brasil, a partir da Medida Provisória n° 746/2016, posteriormente convertida na Lei n° 13.415/2017. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como a dualidade educacional entre a formação dos jovens da classe trabalhadora e a formação dos jovens da classe dominante se apresenta na educação brasileira a partir da atual contrarreforma do Ensino Médio. Para tanto, a metodologia envolveu análise documental (LUDKE; ANDRÉ, 1986; NEVES, 1996; CELLARD, 2008) considerando, na normatização recente para o Ensino Médio a partir da Lei nº 13.415/2017, os fatores presentes que corroboram para o caráter de classe na educação, através da fundamentação no materialismo histórico-dialético (KONDER, 2008; PAULO NETTO, 2011; CURY, 1992). Os resultados da pesquisa indicaram uma manutenção da dualidade educacional desta etapa do ensino, fundamentada em uma formação desigual, de acordo com a classe social dos sujeitos atendidos. No entanto, na atualidade, essa dualidade se reconfigura e se alinha segundo as novas exigências do sistema capitalista, através do projeto dos organismos internacionais e dos reformadores empresariais que vem atuando na educação brasileira. A contrarreforma do Ensino Médio, dessa forma, intensifica a dualidade, sobretudo, através da naturalização de trajetórias formativas distintas, mas que se confundem com a origem de classe dos estudantes, ou seja, como trajetórias formativas desiguais. Para uns, a formação na perspectiva da acumulação flexível agora traduzida pelos conteúdos, noções e concepções (empreendedorismo, competências, flexibilidade etc.) alinhados às demandas do mercado, que possa educar a juventude para o terreno da precarização que vem se intensificando na contemporaneidade. Para outros, a manutenção de uma formação propedêutica, de cultura geral, para acesso a uma carreira de nível superior. Dessa forma, a conclusão de nosso estudo é de que a Lei n° 13.415/2017 da contrarreforma do Ensino Médio aprofunda a dualidade educacional brasileira, promovendo trajetórias formativas desiguais, de acordo com a origem de classe dos estudantes e que atende, principalmente, os interesses privatistas dos reformadores empresariais e dos organismos internacionais para a Educação Básica pública brasileira. Assim, esta atual política representa um projeto de educação que priva a maioria dos jovens da classe trabalhadora ao acesso amplo ao conhecimento e as oportunidades educacionais para além do saber fazer.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectLegislação do ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação – Brasil – ensino médiopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA dualidade na educação brasileira a partir da contrarreforma do ensino médio de 2016/2017pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7979129745000059pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research had as object of study the counter-reform of the High School carried out in the government of Michel Temer, in a context of deep political, social and institutional crisis in Brazil, based on Provisional Measure No. 746/2016, later converted into Law No. 13.415/2017. The general objective of this research was to analyze how the educational duality between the training of young people in the working class and the training of young people in the dominant class presents itself in Brazilian education from the current counter reform of high school. To this end, the methodology involved documentary analysis (LUDKE; ANDRÉ, 1986; NEVES, 1996; CELLARD, 2008) considering, in the recent standardization for High School from Law No. 13.415/2017, the present factors that corroborate the character of class in education, based on historical-dialectical materialism (KONDER, 2008; PAULO NETTO, 2011; CURY, 1992). The research results indicated a maintenance of the educational duality of this stage of teaching, based on an unequal formation, according to the social class of the subjects served. However, nowadays, this duality is reconfigured and aligned according to the new requirements of the capitalist system, through the project of international organizations and business reformers that have been working in Brazilian education. The counter-reform of high school, in this way, intensifies the duality, above all, through the naturalization of distinctive training trajectories, but which are confused with the class origin of the students, that is, as unequal training trajectories. For some, training in the perspective of flexible accumulation now translated by content, notions and concepts (entrepreneurship, skills, flexibility, etc.) in line with market demands, which can educate youth to the precarious terrain that has been intensifying in contemporary times. For others, the maintenance of propaedeutic training, of general culture, for access to a higher level career. Thus, the conclusion of our study is that Law No. 13.415/2017 on the counter reform of Secondary Education deepens the Brazilian educational duality, promoting unequal educational trajectories, according to the class origin of the students and that mainly attends private interests of business reformers and international organizations for basic public education in Brazil. Thus, this current policy represents an education project that deprives the majority of young people in the working class with broad access to knowledge and educational opportunities beyond know-how.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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