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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39642
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | MELO, José Diego de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T23:36:57Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T23:36:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | MELO, José Diego de. Educação ambiental em livros didáticos: análise de uma coleção de livros de química do PNLD 2018-2020 para o ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39642 | - |
dc.description.abstract | Durante muitas décadas o homem utilizou a natureza como fonte principal de recursos para sua sobrevivência, sem se preocupar com as consequências de sua exploração descontrolada. A partir da Revolução industrial essas consequências foram alavancadas pelo aumento dos dejetos industriais e pelo aumento do uso desmedido dos recursos naturais. Nesse sentido, a Educação Ambiental - EA surge como uma ferramenta de sensibilização, de conscientização social, com potencial de contribui para minimização dos problemas ambientais. Como ferramenta mais utilizada nas escolas brasileiras de acordo com o PNLD/2017, os livros didáticos devem estar adequados aos pressupostos da EA de maneira que possam contribuir para conscientização dos estudantes. Nesse segmento, o presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como a abordagem ambiental permeia os conteúdos de uma coleção de livros didáticos de química para o ensino médio, constantes no PNLD/2018. Para isto, tomamos como base as OCEM – Orientações Curriculares para o Ensino Médio, os PCN meio ambiente e a lei de nº 9.795, regulamentada pelo decreto 4.281, que trata sobre a importância da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A pesquisa se consistiu da realização de análise documental de uma coleção de livros didáticos de Química para o ensino médio disposta no PNLD/2018. Para apreciação dos dados, o conteúdo dos livros foi analisado na perspectiva de Bardin. Para tanto, recorreremos a categorias de análise relacionadas à proposta pedagógica e à concepção de EA, adaptadas de Moraes, tendo como focos de análise da forma e conteúdo da EA nos livros didáticos, os seguintes critérios: 01 - Adota uma visão contextualizada de ciência, abordando as interações CTS; 02 - Enfatiza temas atuais, objetos de debate da sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania; 03 - Trabalha a temática Meio Ambiente de forma transversal; 04 - Incentiva o cumprimento das responsabilidades de cidadãos, com relação ao meio ambiente; 05 - Valoriza o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e da diversidade biológica e sociocultural; 06 - Faz a diferenciação entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade de vida da comunidade, bem como para as gerações futuras; 07 - Ressalta a complexidade dos problemas ambientais e contribui para desenvolver o sentido crítico e as atitudes necessárias para resolvê-los; 08 - Evoca a percepção da relação entre qualidade de vida e um ambiente saudável; 09 - Apresenta figuras/ilustrações isentas de estereótipos e de preconceitos e que não são incentivadoras de consumo. Os dados obtidos sugerem que os livros da coleção analisada apresentam temáticas ambientais relevantes, entretanto não cumprem todos os critérios usados para a análise, havendo uma ausência de aspectos, como por exemplo que devem estar presentes em abordagem ambiental, previstos nas documentações tomadas como base. Nesse sentido constatou-se a necessidade de se rever e de refletir sobre a maneira que questões relevantes Educação Ambiental se fazem presentes nos livros didáticos de Química. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em livros didáticos: análise de uma coleção de livros de química do PNLD 2018-2020 para o ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4808157A2 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | For many decades man has used nature as the main source of resources for his survival, without worrying about the consequences of his uncontrolled exploitation. From the Industrial Revolution these consequences were leveraged by the increase of the industrial waste and by the increase of the unlimited use of the natural resources. In this sense, Environmental Education - EA appears as an awareness tool, of social awareness, with potential to contribute to minimizing environmental problems. As a tool most used in Brazilian schools according to the PNLD / 2017, textbooks should be adequate to the assumptions of EA in a way that can contribute to students' awareness. In this segment, the purpose of this qualitative study was to verify how the environmental approach permeates the contents of a collection of high school chemistry textbooks, included in PNLD / 2018. For this, we take as a base the OCEM - Curricular Guidelines for High School, the environmental NCPs and the law of nº 9.795, regulated by decree 4.281, which deals with the importance of Environmental Education in all stages of education. The research consisted of the accomplishment of documentary analysis of a collection of didactic books of Chemistry for the secondary education disposed in PNLD / 2018. In order to appreciate the data, the content of the books was analyzed from Bardin's perspective. To do so, we will use categories of analysis related to the pedagogical proposal and the conception of EE, adapted from Moraes, having as focus of analysis of the form and content of EA in textbooks, the following criteria: 01 - Adopts a contextualized vision of science, addressing CTS interactions; 02 - Emphasizes current issues, objects of debate of society, establishing relations between scientific knowledge and exercise of citizenship; 03 - Work on the Environment theme in a transversal way; 04 - Encourages the fulfillment of citizens' responsibilities regarding the environment; 05 - It values the cultivation of attitudes of protection and conservation of the environments and the biological and sociocultural diversity; 06 - It differentiates between preserved and degraded environments, causes and consequences for the quality of life of the community, as well as for future generations; 07 - Emphasizes the complexity of environmental problems and contributes to developing the critical sense and the necessary attitudes to solve them; 08 - It evokes the perception of the relationship between quality of life and a healthy environment; 09 - Presents figures / illustrations that are free of stereotypes and prejudices and are not consumer incentives. The data obtained suggest that the books in the collected collection present relevant environmental themes, however they do not fulfill all the criteria used for the analysis, there being an absence of aspects, such as those that must be present in an environmental approach, foreseen in the documentation taken as a basis. In this sense it was verified the need to review and reflect on the way that relevant Environmental Education issues are present in the textbooks of Chemistry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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