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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39640
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | LINS, Cynthia Maria de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T22:49:17Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T22:49:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Cynthia Maria de Jesus de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de cinética química para alunos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39640 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como finalidade investigar como ocorre a apropriação e significação do conhecimento químico através da experimentação problematizadora e como esta pode auxiliar no processo de desenvolvimento de habilidades. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com 25 discentes do 3º ano do ensino médio e com o professor de Química da disciplina. Atualmente, percebe-se que os professores procuram por alternativas didáticas diferentes que fujam da aula tradicional, utilizando-as na sala de aula com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A experimentação problematizadora, assim como outras estratégias didáticas, busca promover o aprendizado de um conhecimento previamente adquirido e consolidá-lo, cabendo ao professor mediar o processo para que os objetivos da atividade e da metodologia sejam alcançados. Diante disso, a pesquisa foi conduzida para identificar se a experimentação problematizadora pode contribuir para a construção do conhecimento químico de alunos no ensino médio. O levantamento de dados consistiu em aplicação de um questionário para o docente, aplicação de um pré-teste para os alunos e o registro da observação ao longo da realização dos três momentos pedagógicos, sendo estes, 1 – Problematização inicial, 2 – Organização do conhecimento, 3 – Aplicação do conhecimento. Ao final do processo, pode-se observar que a partir da experimentação problematizadora os alunos conseguiram associar, mais facilmente, a teoria com o cotidiano, promovendo a aprendizagem do conceito de cinética química. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de competências e habilidade nos alunos, entre elas, a argumentativa, tendo em vista a evolução de suas habilidades no uso da linguagem científica e na formulação de hipóteses, que ocorreu ao longo dos debates. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.title | O uso da experimentação problematizadora no ensino de cinética química para alunos do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351848E2 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to investigate how the appropriation and signification of chemical knowledge occurs through problematizing experimentation and how this can help in the process of developing skills. For this, the research was developed with 25 students of the 3rd year of high school and with the professor of Chemistry of the discipline. Nowadays, it is perceived that teachers look for different didactic alternatives that flee from the traditional classroom, using them in the classroom in order to improve the teaching and learning process. The problematic experimentation, as well as other didactic strategies, seeks to promote the learning of previously acquired knowledge and to consolidate it, being the responsibility of the teacher to mediate the process so that the objectives of the activity and the methodology are reached. Therefore, the research was conducted to identify if problematizing experimentation can contribute to the construction of the chemical knowledge of students in high school. The data collection consisted of the application of a questionnaire for the teacher, the application of a pre-test for the students and the recording of the observation during the accomplishment of the three pedagogical moments, 1 - Initial problematization, 2 - Organization of knowledge, 3 - Application of knowledge. At the end of the process, it can be observed that from the problematizing experimentation the students were able to associate, more easily, the theory with the daily life, promoting the learning of the concept of chemical kinetics. In addition, it enabled the development of skills and ability among students, among them, the argumentative, in view of the evolution of their abilities in the use of scientific language and in the formulation of hypotheses that occurred throughout the debates. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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