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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39639
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Título : | Evolução do conceito de experimentação no curso de Química licenciatura do CAA/UFPE, e como este impacta na prática docente de seus formandos. |
Autor : | LIMA, Diêgo Luan Gomes de |
Palabras clave : | Química - Experiências; Professores - Formação; Estudantes de química; Matéria médica vegetal; Essências e óleos essenciais |
Fecha de publicación : | 14-dic-2017 |
Citación : | LIMA, Diêgo Luan Gomes de. Evolução do conceito de experimentação no curso de Química licenciatura do CAA/UFPE, e como este impacta na prática docente de seus formandos. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | A ciência tem se desenvolvido ao longo da história a partir da necessidade do homem de transformar o espaço no qual está inserido e pela sua constante busca pelo entendimento de suas origens. A evolução dessa perspectiva fez com que a ciência evoluísse, e fossem desenvolvidos métodos para comprovar as hipóteses levantadas pela mesma. Dentre esses métodos destaca-se a experimentação, que se caracteriza por seu caráter empírico investigativo. A experimentação voltada para o ensino e a aprendizagem deve ser acompanhada do processo reflexivo, para que o aluno possa construir uma aprendizagem mais significativa. Esse processo inclui partir-se de um conhecimento que o aluno já possui, e através dele reformular seu entendimento ou criar um novo conhecimento. A Química inclui nesse contexto por ser uma ciência com caráter experimental, o que justifica o uso da experimentação como ferramenta que auxilie o ensino da mesma, trazendo assim, soluções a alguns dos problemas educacionais da área. Consensualmente a experimentação é compreendida como relevante e necessária no processo de ensino e aprendizagem. No entanto o que se tem observado é a dogmatização e a visão superficial da experimentação como forma exclusiva para relacionar a teoria e com a prática. Tem-se observado também a formação de professores pouco preparados que disseminam essa realidade. Diante deste contexto, esse trabalho teve por objetivo investigar e avaliar as contribuições da experimentação na formação do licenciado em química do curso de Licenciatura em Química do CAA/UFPE, como esta formação influencia a visão do aluno sobre as atividades experimentais e como esta pode ser utilizada como ferramenta metodológica no ensino de química para o nível médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os dados foram obtidos a partir da análise das respostas de questionários aplicados aos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CAA; bem como, através da análise de uma abordagem experimental problematizadora em uma turma de 1º ano de uma escola de referência do município de Belo Jardim/PE. Nos resultados pode-se observar que os alunos entram na graduação portando concepções tradicionais de experimentação, e que essas concepções se prolongam ao longo da graduação. Nota-se também o surgimento da concepção de experimentação como ferramenta de ensino e que essas concepções estão ligadas a como os alunos e egressos utilizam a experimentação para o ensino. Ao analisar a experimentação problematizadora pode-se perceber também que quando se parte do conhecimento prévio do aluno a experimentação de fato contribui para a promoção da aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39639 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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