Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631

Compartilhe esta página

Título: Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE.
Autor(es): BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho
Palavras-chave: Tecnologia da informação; Professores - Formação - Belo Jardim (PE); Escolas municipais
Data do documento: 24-Jul-2017
Citação: BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho. Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores do município de Belo Jardim - PE. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente estudo consiste em investigar as concepções dos professores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em algumas escolas do município de Belo Jardim-PE investigando o motivo da utilização ou não dos recursos tecnológicos pelos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza mista (quantitativos, qualitativos e de caráter exploratório) voltada a constituir um entendimento sobre o perfil do quadro docente investigado e a relação desse perfil com o uso ou não das TICs no ensino. Para isso utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiestruturados aplicados a professores do ensino básico de escolas públicas e particulares do município de Belo Jardim no agreste pernambucano. As respostas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin evidenciando contribuições contidas na pesquisa. Nos dados, ocorreu existência de professores que independentemente da idade ou do ano de formatura utilizam a recursos tecnológicos e redes sociais fora do ambiente escolar, e na escola. Os professores relataram como dificuldades deficiência na infraestrutura (equipamentos e espaços), e mesmo em escolas que possuem computadores e acesso à internet o acesso é restritivo aos docentes impedindo a autonomia do aluno em processos de pesquisa o que limita a potencialidade do recurso. Os professores também apontam a necessidade de uma constante formação quanto ao caráter metodológico do uso do recurso e o tempo para planejamento de atividades, pontos estes que se atrelam a organização escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39631
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA, Emmanuel César Silva Marinho.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons