Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39605

Compartilhe esta página

Título: O uso dos jogos didáticos como instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da química orgânica trabalhados no ensino médio.
Autor(es): VIEIRA, Luciana Munique
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Jogos educativos; Química orgânica; Ensino médio
Data do documento: 13-Jul-2016
Citação: VIEIRA, Luciana Munique. O uso dos jogos didáticos como instrumento metodológico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da química orgânica trabalhados no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O atual Ensino de Química, em especial da Química Orgânica no Ensino Médio, em grande parte das escolas brasileiras, prioriza a transmissão-recepção do conhecimento, uma vez que adotam exclusivamente aulas expositivas. Isso tem como consequência um ensino que se apresenta como de difícil compreensão, que exige a memorização por parte dos alunos que não conseguem identificar os motivos, como também a importância de estudar os conteúdos nela trabalhados. É a adoção desse modelo de ensino que muitas vezes vem deixando lacunas no processo de ensino e aprendizagem, motivando assim a procura de materiais didáticos que buscam melhorar a qualidade e efetividade desse ensino. Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, dentre estes o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar este processo. Vários pesquisadores da área do ensino de química têm demonstrado que a utilização de jogos em sala de aula proporciona uma aprendizagem efetiva. Há evidências de que os jogos didáticos favorecem uma postura ativa na construção do conhecimento pelos próprios alunos, sendo este um fator motivacional para sua utilização em sala de aula. Através desta pesquisa, estudamos a importância dos jogos didáticos como instrumento auxiliador da aprendizagem, isso por acreditar na eficácia desses enquanto material didático. Para isso sistematizamos um arcabouço teórico com pesquisas acerca da temática “jogos”, bem como sobre o Ensino de Química dos dias atuais. Com base nestes estudos, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro e cartas, voltado para o ensino dos Hidrocarbonetos e das Funções Orgânicas, onde este tem por função tornar o processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos mais agradável e proveitoso tanto para o professor quanto para o aluno. Por fim, buscou-se verificar e comprovar a eficácia, bem como a viabilidade deste enquanto material didático auxiliador do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos em questão. Para isso, o jogo foi aplicado em turmas da 3° série do Ensino Médio. Os resultados apontaram o jogo como instrumento metodológico, que vem ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades, e até mesmo reconstruir seus conhecimentos, isso quando aplicado de forma adequada, atuando como um recurso didático auxiliar nas salas de aula. Além de trazer benefícios ao professor, dando-lhe subsídios para atuar como mediador da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39605
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA, Luciana Munique.pdf828,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons