Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39602

Comparte esta pagina

Título : Avaliação de células natural Killer em pacientes com Leishmaniose tegumentar americana de Pernambuco
Autor : CAVALCANTE, Marton Kaique de Andrade
Palabras clave : Leishmaniose; Sistema imunológico; Linfócitos
Fecha de publicación : 20-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTE, Marton Kaique de Andrade. Avaliação de células natural Killer em pacientes com Leishmaniose tegumentar americana de Pernambuco. Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma parasitose com grande impacto na saúde pública. Sabe-se que há uma grande relação entre o desenvolvimento da infecção pela Leishmania e o sistema imune, sendo este último o responsável pelo curso da infecção ou pelo seu controle. As células NK são umas das primeiras a começar a combater a infecção através de sua atividade citotóxica, mediante seus grânulos, granzima e perforina. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo foi avaliar ex vivo e após cultura, o percentual e o perfil das células NK em pacientes com LTA antes (AT) e após (PT) o tratamento e em indivíduos saudáveis denominados controles (CT). A imunofenotipagem e a dosagem de citocinas foram realizadas utilizando a citometria de fluxo. Após a coleta do sangue venoso, as PBMC foram isoladas e congeladas. Parte das células foi utilizada em estudo ex vivo e a outra parte para cultura celular. Para a marcação foi utilizado os marcadores CD3, CD4, CD8, CD16, CD56, CD127, NKp46 e NKG2D. Os resultado deste estudo mostram que pacientes com lesão ativa tendem a ter um aumento do percentual de células NK, porém, os pacientes que finalizaram o esquema terapêutico e obtiveram cura clínica apresentam células mais ativadas e com perfil citotóxico. Já as células NKT apresentam maior percentual em pacientes AT, porém quando avaliado o os subtipos, observamos baixos percentuais de células NKT CD4+ e CD8+. Após estimulação com antígeno total, observamos um maior percentual de células NKT CD4+ em pacientes AT, bem como um maior percentual de ativação. Já nas células NKT CD8+, observamos uma maior ativação em pacientes PT. Os linfócitos T CD4+ apresentarão um maior percentual em pacientes AT, após estimulação com antígeno total, bem como uma maior expressão de NKp46. Entretanto, quando avaliado o perfil citotóxico dessas células, observamos que os pacientes PT apresentam um maior percentual de linfócitos T CD4+ citotóxico em relação aos pacientes AT e CT. Com relação aos linfócitos T CD8+ observamos uma diminuição no percentual de pacientes AT, após estimulação com antígeno. Além disso, observamos uma maior expressão de Nkp46 e CD127 nos pacientes AT, enquanto que nestas mesma população os pacientes PT apresentaram um maior percentual de células citotóxicas. Dessa forma, conclui-se que as células NK parecem ser cruciais para o combate da infecção, bem como, as células NKT, visto que pacientes AT apresentam um maior percentual destas células. Além disso, as células NK parecem exercer um papel de memória, uma vez que pacientes com cura clínica apresentavam altos percentuais de células ativadas e citotóxicas. Entretanto, as células NKT parecem exercer também um papel protetivo em indivíduos sadios, uma vez que os mesmo apresentaram maior percentual das subpopulações desta célula.
Descripción : CASTRO, Maria Carolina Accioly Brelaz, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BRELAZ-DE-CASTRO, Maria Carolina Accioly
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39602
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marton Kaique de Andrade Cavalcante.pdf4,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons