Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39587

Compartilhe esta página

Título: A aplicação de softwares como uma estratégia didática para abordar o conteúdo de tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos.
Autor(es): SILVA, Sarah Emanuelle Pereira da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Tabela periódica dos elementos químicos; Software
Data do documento: 27-Jun-2016
Citação: SILVA, Sarah Emanuelle Pereira da. A aplicação de softwares como uma estratégia didática para abordar o conteúdo de tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de química através da utilização de novas metodologias visto que grande parte dos alunos apresentam dificuldades na compreensão dos conceitos químicos, dentre esses o conteúdo de tabela periódica. Nesse sentido, buscou-se estimular o uso de softwares educativos, que se encontram disponíveis na internet para download, como um recurso didático que auxilie no processo de ensino-aprendizagem. O uso desse recurso computacional foi aplicado através de uma sequência didática proposta nesse trabalho e aplicada em uma escola estadual, no município de Caruaru, envolvendo alunos do segundo ano do ensino médio. Os resultados obtidos neste estudo apontam que o uso de softwares educativos como parte da sequência didática proposta contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica além de despertar o interesse dos discentes a compreender os conceitos trabalhados em sala de aula, facilitando, assim, na construção do conhecimento. Esta afirmação está baseada nas respostas dos envolvidos após a aplicação desta, dos quais 100% desses alegaram aspectos positivos no que diz respeito a uma melhor identificação dos elementos químicos dispostos na tabela e suas propriedades com a utilização dos softwares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39587
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Sarah Emanuelle Pereira da.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons