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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39586

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSILVA, José Ewerton da-
dc.date.accessioned2021-04-02T01:17:28Z-
dc.date.available2021-04-02T01:17:28Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.date.submitted2021-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, José Ewerton da. Concepções de licenciandos do curso de química sobre os princípios do movimento CTSA: uma reflexão nos currículos de formação docente. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39586-
dc.description.abstractA educação envolvendo a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é de suma importância para uma formação cidadã, na qual proporciona ao indivíduo um posicionamento crítico e reflexivo diante de questões que venham a se deparar em seu contexto social. Portanto, é de fundamental importância que os professores da educação básica estejam capacitados para atuarem nessa perspectiva. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos do curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA e do IFPE/Vitória sobre os princípios do movimento CTSA no ensino de Química. A pesquisa realizada foi classificada como qualitativa e quantitativa, na qual foi realizada análise documental de dois livros do primeiro ano do ensino médio e dos PPCs dos cursos, bem como aplicação de questionários aos discentes dos respectivos campus para análise de compreensão sobre o movimento CTSA. Na comparação dos livros, foi observado através do ano dos mesmos que houve avanços na abordagem da temática contribuindo para a formação de cidadãos mais reflexivos. Nos projetos pedagógicos dos cursos, percebe-se que nos componentes curriculares são contemplados aspectos que contribuem para a formação docente, no entanto, os discentes ainda apresentam dificuldades no que diz respeito a compreensão e abordagem desta temática.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambientept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleConcepções de licenciandos do curso de química sobre os princípios do movimento CTSA: uma reflexão nos currículos de formação docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351149A1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6pt_BR
dc.description.abstractxEducation involving the relationship among Science, Technology, Society and Environment (STSE) has great importance for the citizen formation, which provides to the individual a critic and reflexive positioning in front of questions which may come across with in their social context. Therefore, it’s of fundamental importance basic education teachers are able to act in this perspective. In this context, the present study aims to investigate the conceptions of graduate students of the Chemistry Teaching Degree in UFPE/CAA (Federal University of Pernambuco/ Academic Campus of Agreste) and IFPE/Vitória (Federal Institute of Pernambuco/Vitória) about the principles of the movement STSE in Chemistry teaching. Research carried out was classified as qualitative and quantitative, which was done documental analysis of two books used in the first year of the Secondary Education and of the CTPs (Courses’ Teaching Project) of the courses, as well as application of questionnaires to the students of respective campus for understanding analysis about the movement STSE. In comparison of the books, it was observed by their year of publication that there were advances in the thematic approach contributing to the formation of more reflexive citizens. In educational projects of the courses, it’s possible to notice that in the curriculum components are contemplated aspects that contribute teaching formation, nevertheless, students still present difficulties in relation to the understanding and approaching of this issue.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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